
Com informações da Folha de Pernambuco
Um português de 56 anos, procurado internacionalmente pela Interpol, foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira (26) em Pernambuco. O homem, conhecido como “Proxeneta” em Portugal, é acusado de crimes como tráfico de mulheres, importunação sexual, auxílio à imigração ilegal e lenocínio — prática de explorar ou constranger alguém à prostituição. Ele aguardará a extradição para cumprir pena em seu país de origem.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
O estrangeiro já havia sido preso uma primeira vez no Recife, em fevereiro de 2022, após passar mais de seis anos foragido. No entanto, ele estava em liberdade por meio de uma liminar, com restrições, enquanto aguardava o processo de extradição. A PF informou que o governo português notificou o Brasil sobre a continuidade das atividades criminosas do homem, o que levou à revogação de sua condicional e à nova prisão para fins de extradição.
Passagem pelo IML e detenção
Após a prisão, o português foi levado ao Instituto de Medicina Legal (IML), no bairro de Santo Amaro, no Recife, para realização de exames. Em seguida, foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife, onde permanecerá até a conclusão do processo de extradição.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
A Polícia Federal destacou que a extradição deve ocorrer o mais breve possível, para que ele possa responder pelos crimes cometidos em Portugal. O caso reforça a cooperação internacional no combate ao crime organizado, especialmente ao tráfico de pessoas, uma violação grave dos direitos humanos que afeta milhares de vidas em todo o mundo.