
Com informações do fdr
Poucas pessoas sabem, mas existe uma data limite para retirar o seu BPC (Benefício de Prestação Continuada). Quem mantém o dinheiro na conta por um longo período pode perder o acesso a ele, primeiro com o bloqueio e posteriormente com a transferência total do auxílio.
O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) definiu um prazo para que o cidadão possa retirar o auxílio que foi creditado em sua conta. A ação se aplica ao BPC e visa combater qualquer tipo de fraude ou irregularidade.
Porque, se o dinheiro permanece inativo na conta, o governo interpreta que aquele indivíduo já não tem mais interesse em receber o valor. Ou ainda, por algum motivo mais sério, você não está acessando sua conta.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Prazo fazer o saque do BPC no banco
Conforme uma cartilha do MDS que responde a perguntas frequentes sobre o benefício, o pagamento do BPC pode ser feito até 45 dias após a sua concessão.
A solicitação do benefício é encaminhada ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), sendo que, caso seja aprovado, o indivíduo recebe mensalmente o equivalente a um salário mínimo. Em 2024, esse valor corresponde a R$ 1.412.
Após a liberação do dinheiro, o prazo para receber é de:
- 59 dias corridos;
- Se o saque não for feito em 60 dias o benefício é bloqueado;
- Se o saque não for feito em 180 dias o benefício é cessado.
O saque é apenas um demonstrativo do que pode ser feito com o dinheiro do BPC. Na verdade, mesmo não recebendo a quantia em mãos, o idoso ou PcD (Pessoa com Deficiência) precisa ao menos movimentar aquela quantia na conta.
Se o dinheiro ficar parado dentro dos períodos mencionados é que o bloqueio do auxílio acontece, e em casos mais graves a sua cessão total.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
O que fazer se estiver com problema na conta do BPC?
Se houver algum problema na sua conta corrente ou poupança, que é utilizada para o pagamento do BPC, a orientação é contatar o banco o mais rápido possível.
Algumas instituições financeiras possibilitam o saque do dinheiro no caixa mediante a apresentação de um documento de identificação com foto. Isso ocorre quando o problema é apenas no acesso à conta online, e não no cadastro em si.
Para ter certeza do que deve ser feito, o ideal é conversar com o gerente da sua conta e esclarecer a urgência em receber o valor.