
Nesta segunda-feira (9) a equipe de reportagem do Farol de Notícias esteve em Betânia, para conversar com Mário Flor, atual prefeito do município. A frente da gestão municipal por dois mandatos, ele se prepara para repassar o cargo no final deste mês.
Durante 8 anos de governo a gestão tem feito um trabalho de excelência e que mudou a vida da população para melhor. Em entrevista, o prefeito fez uma análise dos seus mandatos, comentou sobre suas conquistas, as eleições deste ano, legados que ficam com sua passagem pelo governo e ainda falou sobre suas intenções para o futuro político.
AVALIAÇÃO
Mário Flor avalia como positiva sua gestão, ao longo de dois mandatos. Apesar das dificuldades que encontrou quando chegou na prefeitura, em 2017, o gestor conseguiu ter um bom desempenho e principalmente reestruturar a parte financeira do município. Ele avalia ainda, que o primeiro mandato teria sido destinado a reestruturação financeira e o segundo, para realizações na infraestrutura.
“Não é muito difícil fazer um comparativo entre um mandato e outro. No primeiro mandato, quando cheguei, de 2017 a 2020, foi mais para arrumar a prefeitura, estruturar ela financeiramente, equilibrar e graças a Deus, conseguimos. Quando chegamos aqui haviam débitos, folhas de pagamentos de inativos, de efetivos, com o nome negativado e esta foi uma luta muito grande para a gente conseguir tirar estas pendências”, disse o gestor, cravando:
“Graças a Deus, hoje estamos com o nome limpo e até bancos ligam para mim, oferecendo crédito. Hoje estamos equilibrados financeiramente, com pagamentos em dias. Na gestão passada, quando assumi, haviam dois meses dos efetivos e dois meses dos inativos, foi o grande diferencial. No segundo mandato, melhoramos a infraestrutura, asfaltos, calçamentos e até o dia 31, estaremos fazendo estas demandas pelo município. No primeiro, organizamos e no segundo, aconteceram as coisas”.
CONQUISTAS
Dentre as inúmeras conquistas da gestão municipal, vários setores da sociedade foram beneficiados.
Ao longo de oito anos, a cidade recebeu 10 novas ambulâncias, carro para o Conselho Tutelar, 3 novos ônibus, aquisição de um trator de esteiras, caminhonete L200, incentivo ao esporte, cultura, turismo e lazer, criação da guarda municipal, nova casa de apoio em Recife, para pacientes do TFD, recuperação de estradas, perfuração de poços, entres outros serviços prestados a população.
“Foram muitas conquistas, a educação foi premiada, adquirimos veículos, temos uma máquina perfuratriz que sonhávamos e conseguimos realizar, temos transporte próprio do TFD para os pacientes que fazem tratamento em Recife, temos duas vans que fazem transporte escolar, foram muitas conquistas neste período. Tivemos ainda a construção do CRAS, de uma nova UBS, praticamente todas as ruas do município estão pavimentadas, o que foi um avanço grande”.
Embora esteja em processo de conclusão do governo, até o dia 31 de dezembro, o prefeito afirma que ainda há muito para fazer e celebrar uma conquista muito importante para a educação. Pela segunda vez em sua gestão, em 2021 e em 2024, Betânia foi reconhecido pelo selo Unicef, que mostra seu comprometimento em proporcionar uma educação de excelência.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
ELEIÇÕES
O atual prefeito de Betânia contou a equipe do Farol que ficou surpreso, quando, nos últimos dias que antecediam a eleição, viu o jogo virar. Para ele, apesar de não esperar perder as eleições, a sensação é de dever cumprido por ter ajudado a melhorar a vida da população.
“Na realidade, foi surpresa. Eu não esperava perder, mas a gente sabe que é o voto popular que decide. A gente tinha as pesquisas internas que mostrava um favoritismo muito grande e na minha análise particular, a gente perdeu a eleição, da sexta para o domingo”.
“Eu tinha 10 pontos percentuais nas pesquisas na quarta-feira. A gente fez um grande comício na quinta e eu acho que isso despertou mais eles (oposição), para eles agirem e basicamente. Foi uma diferença de 205 votos e venceram, então, a gente tem que aceitar e tocar a vida para frente”.
“Em eleição não dá pra ficar mágoas, se o povo acreditou mais neles… Eu tenho a consciência tranquila de que a gente mudou a cara de Betânia, mas se o povo preferiu a mudança, vamos ver o que é que vai acontecer daqui para frente”, ponderou.
LEGADOS
Com muita gratidão e transparência, o prefeito deixa um legado positivo para o município e população. Ele acredita que o período foi importante não só mediante suas contribuições que ajudaram a gerenciar máquina, mas foi possível também dar voz e vez a população e fortalecer laços que trazem importantes investimentos para a cidade.
“Desde que assumi em 2017, todo dia 30 é sagrado. Não atrasei nenhum mês, todo dia 30 ou no último dia útil do mês, os funcionários têm os pagamentos em dias. O Fundo de Previdência de Betânia, quando assumimos em 2017, não tinha um real de saldo, só tinha dívidas. Negociamos em 24o meses para ressarcir o valor que sumiu das contas do fundo de previdência, que hoje, está com saldo”.
“Os aposentados, em torno do dia 25, já recebem seu dinheiro. Antes, pagavam-se os efetivos, recolhiam-se as contribuições previdenciárias, para daí, pagar os aposentados. Hoje, temos saldo lá e vamos pagar até o dia 20. Foi uma grande mudança. Outra coisa é que hoje o povo tem voz e vez. Antigamente aqui era que nem ditadura, não adiantava espernear não, que era do jeito dele. Hoje, o povo vai nas redes sociais, crítica. A gente busca boas intenções, busca o melhor e aqui como uma cidade pequena, depende muito de recursos federais e você tendo uns bons deputados, para mandar recursos e emendas”.
“Desde 2013, quando comecei a vida pública, eu sempre acompanho parlamentares e eles contribuem muito, isto faz a diferença, a gente preservou. Tem Augusto César, Jarbas Filho e Sílvio Costa Filho, que contribuíram muito para Betânia e é um legado, sempre a gente continuar com aquelas pessoas que vem investindo no município, para melhorar a vida da população.”
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
FUTURO POLÍTICO
Em relação ao futuro político, o prefeito não descarta a possibilidade de voltar a disputar a prefeitura em um futuro próximo e declara estar a disposição do povo.
“Eu digo que não é um adeus, depende do período. Se a gente for chamado pelo apelo popular, como eu fui. Eu era funcionário da Caixa e vim parar aqui em 1991, quando passei no concurso. Fui para a eleição com a ajuda do povo, que contribuía com diferentes valores e sai com quase 2 mil votos na frente. Em 2020, ganhei com 1.300 votos e nesta estava indo tudo normal, mas a turma se reuniu e foi no dia que viraram a eleição”.
“Eu não descarto a possibilidade, pode ser um até logo, um até breve. Estou a disposição do povo de Betânia, mas não dá pra dizer. A gente tem que ter o sentimento da época, fazer uma pesquisa, saber se o nome da gente ainda tá bem”, concluiu.
CONFIRA AS FOTOS
7 comentários em Mário Flor presta contas e diz: “Não é um adeus”