
A cidade de Santa Cruz da Baixa Verde acaba de celebrar mais uma edição da tradicional Festa da Rapadura com grande repercussão a nível estadual. Para falar do sucesso do evento e das questões administrativas e políticas do município, O Programa Falando Francamente, da TV Farol, recebeu o prefeito Dr. Ismael Leite (Republicanos) nesta terça-feira (7).
A governadora Raquel Lyra veio ao Sertão do Pajeú prestigiar o evento e conferir a maior rapadura do mundo, e anunciar o projeto de Compesa para a cidade. Momento que parece ter conquistado a lealdade do gestor, que garantiu durante a conversa com Giovanni Sá, que seu apoio em 2026 será ‘incondicional’ para a reeleição da chefe de estado.
“Esse nosso apoio é incondicional. Não é só pelo que ela está trazendo para Santa Cruz, mas pelo que ela está fazendo pelo estado de Pernambuco. Nós estamos acompanhando ela sempre trazendo obras, como foi anunciada a maternidade e hospital em Serra Talhada, que vai ser fundamental para quem é do interior”, analisou o prefeito, ratificando:
“Eu não penso só em Santa Cruz, mas em termos de estado, eu acho que a governadora está se saindo muito bem, e acho que isso vai refletir nas pesquisas mais à frente. Se o cidadão avaliar e sentar, eu tenho a tranquilidade de dizer, que é a governadora que está mais fazendo pelo estado, que é a governadora Raquel Lyra. Não há nenhuma possibilidade [de pular a cerca]”.
Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo canal no WhatsApp (clique aqui)
MESA DE BAR COMO CARTEIRA
Na oportunidade, o gestor também foi provocado a fazer um balanço da prefeitura municipal relembra como recebeu prefeitura de Santa Cruz da Baixa Verde. Segundo ele, algumas ‘heranças malditas’ foram deixadas pelo governo anterior e que ainda trabalha para sanar, principalmente nas escolas.
“Foi bem divulgado na mídia a situação que a gente pegou, os mobiliário das escolas, tinha sala de aula que as crianças estavam sentando em mesa de bar. É uma situação que me angustia muito. Nós tínhamos 12 ônibus, 6 ônibus totalmente sucateados, sem condições nenhuma de rodar e a gente fez uma força tarefa para conseguir consertar. Tinham uns sem caixa de marcha, outros sem motor”, relembrou Dr. Ismael, continuando:
“Foi uma dificuldade, a maior foi consertar esses ônibus escolares. Com relação às dívidas, nesses 9, 10 meses de andada aqui na gestão estamos conseguindo sanar algumas pendências que ficaram, como salários atrasados de dezembro, salários de aposentados. Na ordem de pelo menos R$ 3 milhões de reais. As pendências maiores já foram sanadas, eu tenho certeza que nesses 10 meses a população de Santa Cruz está muito satisfeita”.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol pelo Instagram (clique aqui)
BALANÇO DE CONQUISTAS
Para Dr. Ismael, suas principais conquistas nesses primeiros meses de governo tem sido através da Secretarua Municipal de Saúde. Para ele, a melhoria do atendimento da assistência básica e a inserção de profissionais de diversas especialidades tem cuidado melhor da população. Mas quer transformar o projeto do estádio municipal uma das marcas de sua gestão.
“Esse é meu primeiro ano como prefeito, e a gente tenta fazer as coisas como se fosse a sua casa. Resolver as coisas rapidamente, e a gente não consegue. Pensa nos projetos, mas tem que buscar apoio, buscar emenda e temos algumas limitações quanto a isso. Eu por ser médico, e uma das áreas que a gente está tentando atuar de forma bem ativa é a saúde. Hoje em dia temos médicos 24h por dia, todos os PSFs com médicos”, destacou, finalizando:
“Estamos trabalhando para normalizar a entrega da medicação, que temos dificuldade por conta de pendências financeiras que ficaram da gestão anterior. Temos médicos especialistas no município, estamos trabalhando firme da saúde. Trabalhando pelo acessos da zona rural, fazendo alguns acessos de calçamento em pedra bruta e eu tenho certeza que a população está satisfeita. Há muito o que fazer ainda”.
2 comentários em Dr. Ismael fala de ‘herança maldita’ e justifica apoio a Raquel