Prefeitura de ST emite nota e diz que está agindo na praça do Bom Jesus

A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria de Comunicação, emitiu nota após a publicação da matéria “Praça recém-inaugurada está abandonada e oferece riscos’, nesta segunda-feira (5). A denúncia de abandono foi feita pela serra-talhadense Lúcia Maria da Conceição, 50 anos.

“Olha a situação da praça da Rua 4, olha só a situação. Olhem a situação dos fios. Fios descascados. Você vai para o outro lado, não sei para que estes pedaços de paus nos degraus. Olhem a situação dos bancos”, diz um dos trechos do desabafo,

Na opinião da prefeitura, vândalos estão destruindo o patrimônio público.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

CONFIRA A NOTA DA SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO

Resposta à leitora e moradora do bairro Bom Jesus

Em atenção à matéria publicada por esse blog, decorrente da manifestação de leitora sobre os danos causados na Praça Capitão Arlindo Rocha, no bairro do Bom Jesus, que foi recentemente entregue a população, informamos que as equipes das Secretarias de Meio Ambiente, Iluminação Pública e Obras já estão atuando no local para eliminar possíveis riscos à população, bem como avaliar os prejuízos causados ao patrimônio coletivo.

A praça do Bom Jesus, era um sonho de vários anos, uma promessa repetida e jamais cumprida em gestões anteriores e sempre foi objeto de pedido da comunidade, tendo a gestão Márcia Conrado atendido ao pleito, entregando, ainda em fevereiro deste ano, uma praça linda, inclusiva e recreativa, graças aos esforços da prefeita Márcia Conrado e do deputado federal Fernando Monteiro. Porém, ações de vândalos tem danificado o que foi entregue há menos de 3 meses, fazendo com que os escassos recursos públicos sejam reaplicados na mesma localidade, limitando a ação governamental de promover melhorias em outros espaços.

Os espaços públicos são patrimônios coletivos e, por isso, devem ser cuidados por todos. A preservação dessas áreas não pode depender exclusivamente da ação do poder público. É uma responsabilidade compartilhada entre governo e cidadãos. Todos temos direitos, mas também deveres em relação à nossa cidade.

A Guarda Civil Municipal realiza rondas diárias em diversos equipamentos públicos. No entanto, é importante reconhecer que nenhum município de Pernambuco — nem mesmo os de maior porte — consegue manter um agente da guarda ou viatura em cada ponto público da cidade. Todos os municípios fazem esforços dentro de suas possibilidades, mas sempre contando com a educação da população e a colaboração ativa, por meio de denúncias contra os infratores.

As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 153 ou pelo WhatsApp da Guarda Civil Municipal: (87) 9 3300-9694. A Polícia Militar também pode ser acionada pelo número 190.

Infelizmente, atitudes de desrespeito ao patrimônio público têm se repetido. A exemplo na intervenção que a gestão municipal está fazendo na Rua Antônio Alves, no bairro da AABB, onde está em execução a pavimentação da mesma, e nas partes já finalizadas, promove-se o bloqueio provisório necessário para garantir o tempo de cura do calçamento.

Mesmo assim, alguns moradores retiram o bloqueio para estacionar seus veículos nas portas de suas casas, comprometendo a integridade da obra e provocando danos que exigem reparos antes mesmo da entrega para uso.

Cada vez que isso acontece, quem paga a conta é a própria população, já que os recursos utilizados para consertos saem do erário público, ao passo que impede que outras melhorias sejam executadas. E esse não é um caso isolado — infelizmente, comportamentos semelhantes têm ocorrido em diversos bairros da cidade.

Seguiremos fazendo a nossa parte com responsabilidade e empenho. Mas é fundamental que cada cidadão também faça a sua, ajudando a preservar o que é de todos. Cuidar da cidade é um dever coletivo — e um sinal claro de respeito por onde vivemos.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)