Prefeitura quebra silêncio sobre denúncias em ST
Galpão de Triagem da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada (Coopecamarest)

Publicado às 05h28 desta sexta-feira (16)

Após a matéria publicada pelo Farol de Notícias na madrugada desta quinta-feira (15), sobre a reivindicação das 26 famílias cadastradas na Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada (Coopecamarest), localizada no Bairro Borborema, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente emitiu uma nota com a versão do município e algumas fotos.

Os catadores pediam a atenção da prefeitura de Serra Talhada para a renovação do contrato para que possam continuar as atividades de triagem do lixo no galpão da Cooperativa, também reclamavam ajuda com o combustível para o abastecimento do veículo de coleta, destacando que o trabalho é a única fonte de renda das famílias de baixa renda [relembre aqui]. 

Confira a nota da prefeitura

A Prefeitura de Serra Talhada, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, diante das informações veiculadas na imprensa acerca da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Serra Talhada (Coopecamarest) vem prestar os seguintes esclarecimentos: 

O município de Serra Talhada, pensando em ações que possam minimizar os impactos ao meio ambiente, participou, ainda em 2018/2019, do edital do programa Recicleiros Cidades, para implantação de uma nova Unidade de Processamento de Materiais Recicláveis. 

Tal programa é executado por uma Organização da Sociedade Civil, que promove incentivo, capacitações e treinamentos voltados à implementação de usinas de processamento de materiais recicláveis, afora o fornecimento de materiais e equipamentos, bem como estímulos a implementação de uma coleta seletiva, criando ferramentas para o reingresso de materiais recicláveis no mercado industrial. 

Serra Talhada foi um dos 12 municípios do Brasil contemplados com o programa no respectivo edital, sendo promovidas visitas técnicas à Coopecamarest pelas equipes da SEMMA e do Instituto Recicleiros com o objetivo de informar os cooperados acerca do conteúdo do projeto, bem como os convidar a fazer parte da nova Cooperativa de Catadores Recicla Serra Talhada.

Os cooperados sempre foram o grupo prioritário no programa. Nas duas primeiras visitas realizadas na Coopecamarest, diante do suporte técnico profissional apresentado, bem como dos resultados já obtidos em outras cidades,  parte dos cooperados manifestaram imediatamente o desejo de aderir ao programa, inclusive, participaram da audiência pública realizada na cidade com objetivo de noticiar aos munícipes sobre o início da execução do Recicleiros Cidades.

No entanto, após serem realizadas as duas primeiras visitas técnicas e a audiência pública, estranhamente parte dos cooperados informaram durante a terceira visita técnica à Coopecamarest que não iriam mais aderir ao programa, embora não tenham apresentado justificativas para a desistência. 

Mesmo diante dessa informação, tanto a Secretaria de Meio Ambiente como o Instituto Recicleiros ainda tentaram convencer os desistentes a se inscreverem no chamamento de abertura da nova cooperativa, sendo convencidos alguns integrantes que efetuaram as inscrições e hoje fazem parte da Cooperativa de Catadores Recicla Serra Talhada.

Nesse sentido, o município deu todo tratamento necessário e permitiu que os membros da Coopecamarest participassem de todas as discussões e movimentos para serem recebidos no Programa Recicla Cidades, mas o município não poderia obrigar os cooperados a se inscreverem, uma decisão que coube a cada um deles. 

Por fim, reiteramos que a política municipal de incentivo à proteção ao meio ambiente é plural, indo deste a existência de incentivos tributários (IPTU verde e IPTU Solar) até a execução de estímulos à promoção de reciclagem de materiais pelas famílias, não podendo a ação municipal criar uma exclusividade na reciclagem.  

Quanto à acusação de suspensão de fornecimento de combustível aos cooperados pelo atual secretário de Meio Ambiente, Sinézio Rodrigues, o município informa que tal acusação não tem procedência. O município continua contribuindo com a Coopecamarest, realizando pagamento de energia elétrica, abastecimento do veículo de coleta, bem como disponibilizando um motorista para o caminhão, assim como todo o prédio onde está instalada a Coopecamarest.

Atenciosamente,

Secretaria Municipal de Meio Ambiente

Prefeitura de Serra Talhada

 

Fotos enviadas pela Secretaria de Meio Ambiente 

Prefeitura quebra silêncio sobre denúncias em STPrefeitura quebra silêncio sobre denúncias em ST

Prefeitura quebra silêncio sobre denúncias em ST

Prefeitura quebra silêncio sobre denúncias em ST

Catadores de recicláveis denunciam desprezo da prefeitura de ST