Por Leandro Lucena, Estatístico e Professor da UFRPE-UAST
Baseado nos números da pesquisa realizada pelo Instituto MÚLTIPLA no município de Afogados da Ingazeira, Sertão do Pajeú, foi estimado o quantitativo de votos para os candidatos ao cargo de Prefeito. A pesquisa utilizou uma margem de erro de 5,2% nível de confiança de 95%.
Considerando uma abstenção de 20% do eleitorado no cenário estimulado o quantitativo de votos dos candidatos a Prefeitura do Município de Afogados da Ingazeira é de 12.351 votos (variando entre 11.116 a 13.586) para o candidato Sandrinho Palmeira e de 7.363 votos (variando entre 6.128 a 8.598) para o candidato Danilo Simões.
Utilizando os votos válidos do cenário estimulado, verifica-se que o candidato Sandrinho Palmeira um percentual de 62,7% dos votos já Danilo Simões apresenta percentual de 37,3%.
ESTIMULADO VOTOS VÁLIDOS
No cenário espontâneo o candidato Sandrinho Palmeira teria um quantitativo de 11.876 votos (variando entre 10.641 a 13.111), enquanto Danilo Simões somaria 6.176 votos (variando entre 4.941 a 7.411).
Utilizando os votos válidos do cenário espontâneo, verifica-se que o candidato Sandrinho Palmeira apresenta um percentual de 65,8% dos votos e Danilo Simões de 34,2%.