Pular para o conteúdo

ENTENDA O CASO

Professora de Serra Talhada alerta sobre golpe em ótica

Professora de Serra Talhada alerta sobre golpe em ótica

Foto: Farol de Notícias / Manu Silva

Nesta segunda-feira (07), uma professora, moradora do bairro da Cohab, em Serra Talhada, procurou a reportagem do Farol de Notícias para fazer uma denúncia e alertar a população serra-talhadense sobre um possível golpe em ótica do centro da cidade.

De acordo com informações, a vítima foi sua mãe, de 64 anos, aposentada, que passava pelo centro, no dia 26 de agosto, quando foi abordada por funcionária de uma ótica, que ofereceu-lhe exame de vista e armação do óculos gratuita, sendo necessário pagar apenas as lentes.

A idosa foi conduzida no mesmo momento até a ótica para a realização do exame e ao chegar no local, que era aos fundos de outra ótica, era um espaço adaptado, sem equipamentos adequados para a realização de exames e haviam apenas algumas lentes, semelhantes as lentes de óculos, no entanto, eram um pouco maiores.

O suposto exame era realizado apenas mediante a exibição de letras para verificação da visibilidade em um cartaz, com um olho aberto e outro, tapado. Após a realização, o exame não foi entregue a paciente e sim encaminhado diretamente para a ótica:

“O exame foi pouco tempo. É um exame bem simples. Eles colocam um cartaz na parede e com umas lentes que ficavam em cima de uma mesa, como se fossem lentes de óculos, sendo maiores, iam perguntando, se ela enxergava, conforme iam mudando”, explicou.

Chegando lá, haviam apenas algumas armações disponíveis e no momento da escolha das lentes, foi dada apenas uma opção, com custo de R$3.400,00, com desconto, que seria indicada para atender as necessidades da aposentada, que ao recusar a proposta, teriam lhe oferecido algumas condições de pagamento, como o parcelamento no cartão, ou pagar um valor de entrada e finalizar o pagamento, posteriormente.

“A menina disse que ela poderia pegar o cartão e tentar passar para vê se dava para passar o valor, se desse, estaria tudo certo. Ao passar o cartão, ela dividiu em doze vezes, e o cartão aceitou. Foi assim, uma compra meio que forçada, porque ela foi tentar passar o cartão e a mulher já passou direto”, comentou Juliana.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol pelo Instagram (clique aqui)

Ao chegar em casa, a idosa relatou o acontecimento para a filha, que desconfiou do valor, por se tratar apenas das lentes:

“Fui no outro dia na ótica, conversar com a pessoa que havia vendido as lentes a ela e a vendedora, chamou a gerente. Então, falei com a gerente, e pedi pra verificar. Tentei cancelar a compra, já que tinha sido feita no dia anterior, em menos de 24 horas. A gerente disse que iria falar com os superiores dela e verificar a possibilidade de cancelar a lente e que no outro dia, daria uma resposta”.

Ao retornar a ótica a gerente disse não ter dado tempo e que o pedido da lente já havia sido enviado, de forma online e acabou se contradizendo que o pedido havia sido enviado por correio. Ao ter sido questionada, a gerente se recusou a entregar a nota fiscal e a receita do óculos, alegando já ter sido enviada ao laboratório para produção do óculos, disponibilizando apenas uma foto.

A cliente buscou o Procon para realizar uma denúncia e foi informada sobre o registro de várias reclamações sobre a mesma empresa. Entretanto, o órgão apenas poderia realizar acordos entre as partes envolvidas, que mesmo após a primeira audiência, não obteve sucesso em um acordo com a ótica.

Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

OUTRO LADO

A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com a empresa mencionada pela denunciante. Até o fechamento desta edição não obtivemos retorno sobre o caso.

28 comentários em Professora de Serra Talhada alerta sobre golpe em ótica

Aldemário De Souza
Essas óticas são um absurdo! Ninguém de óculos pode transitar sobre a calçada de uma delas que é logo abordado(a) insistentemente que chega até ser constrangedor pelas vendedoras querendo que a pessoa aceite fazer esses falsos exames e essas falsas promoções. E o centro da cidade de repente encheu dessas falsas óticas, principalmente no corredor da rua Enock Inácio De Oliveira, ninguém de óculos não passa nas calçadas daquele importante corredor sem ser abordado insistentemente por tais vendedoras querendo forçar as pessoas a aceitarem fazer tais exames falsos com promoções mais falsas ainda! Até parece que são óticas de um mesmo proprietário com nomes diferentes, mas com as mesmas maneiras de venderem seus produtos e com o mesmo método de trabalho das funcionárias. Tá na hora do Ministério Público demonstrar utilidade e cumprir o seu papel de defender a população mais humilde, pois é justamente tal parte da população que vem sendo alvo dessa quadrilha.
Marcos Durval
Mercenários de Juazeiro do Norte e Crato no ceará eles lá são famoso pelo roubo o proprietário um dia desse tava preso por sinal até adiou a abertura de uma das lojas de Serra por tá preso absurdo oq tá acontecendo aí em serra em Juazeiro e Crato já sofremos a anoa com isso
Juliana ramos
Marcos se você pudesse compartilhar a notícia aí na sua região e cada pessoa que tomou conhecimento dessa matéria compartilhassem, chegaria ao conhecimento do maior número de pessoas possíveis para não cair nesse descaso…
Fatima
Tem que dizer o nome da ótica gente, pra mais pessoas não ir lá nessa ótica e ser roubadas
RE leitora
Não tenho certeza mais desconfio qual é.tbm fui abordada na porta de uma ótica esturando balões ganhei a consulta e a armação gratuita,eu pagaria só as lentes que deu o valor de 2,500
Leitora
Acredito que foi a mesma que fui abordada, estourei o balão e ganhei a armação e o exame. Achei o valor alto, em relação as lentes anteriores. Mesmo assim acertei fazer.
CONFIRMO, FUI VITIMA !
Existe Uma Novo que dizem ser Garanhuns. Lá além de ter pago um preço alto por um óculos e lentes, veio com defeitos, quase não consigo o devido reparo, entregue cartões de Garantias ,sumiram com eles, não queriam emitir Nota Fiscal. Só consegui o conserto e Nota Fiscal após denunciar na empresa fornedoras das lentes que, exigiu da Ótica a Nota Fiscal. Poucos dias soube que o Gerente da estava roubando a empresa (ótica), pois exigia os pagamentos via Pix e embolsa na conta dele. Foi demitido e até colocaram nas rede sociais o ocorrido com fotos dele , apesar da exposição ser um procedimento incorreto. --- É amentável, mas não são todas as ÓTICAS que prodecedem de forma enganosa. ---
leitor
Ha muitas óticas na cidade, principalmente na rua 15. Não e a primeira vez que há problemas e denúncias de ótica em serra Talhada. Mas quem fiscaliza? Ou basta apenas pagar alvará na prefeitura municipal e abrir uma ótica? Muita ótica. Quantas tem autorização realmente e estão legais para funcionar como se deve
Tô de olho
Óticas são verdadeiras máfias. Não tem justificativa que o pedaço de vidro( por mais tecnologia que tenha) valha mais de 500 reais. Há mais de 20 anos o golpe era com a armação. As armações chinesas acabaram com a festa. Aí mudaram para as lentes
Abram o olho.
Primeiro ponto: Não se trabalha mais com “vidro” na confecção das lentes oftálmicas! Segundo ponto: Sim, existem lentes, principalmente lentes multifocais com alta tecnologia por trás delas, que oferecem maior campo de visão e conforto ao usuário. E quando mais campo de visão e conforto, mais cara são as lentes que variam entre 600 e podem custam mais de 6, 7 mil reais, existem lentes beirando os 11, 12 mil reais. O problema maior é identificar a real necessidade do paciente e passar pra ele de forma “honesta”, o que ele realmente precisa. Que n tem acontecido isso, com a maioria das óticas de Serra. Infelizmente as pessoas são enganadas, e caem no conto de que existe “coisas grátis” N existe exame grátis, n existe armação grátis. NÃO EXISTE NADA GRÁTIS, PQ NINGUÉM DA NADA A NINGUÉM. O consumidor vai estar pagando de alguma forma, seja na armação ou na lente. Conselho que dou, façam exame de vista com oftalmologistas, existem vários na cidade, e procurem as óticas que não procura clientes nas ruas, já vai ser meio caminho andado, peçam certificado das lentes, PQ TODA LENTE VEM COM O CERTIFICADO, e escolham lentes das 3 principais fabricantes de lentes do mercado, ESSILOR, HOYA OU ZEISS, saiu disso meu nobre, CORRA!
Justiça!!!
Porque não divulga o nome da ótica para evitar que mais pessoas sejam vítimas dessa empresa sem caracter? Além disso, ao divulgar o nome da ótica, evita que outras óticas que trabalham com seriedade e o qualidade paguem sem ter culpa.
Natalia Batista
Precisavam divulgar o nome das óticas que muita gente já sabe quais são, para ninguém cair nesses golpes e acabar generalizando e prejudicar as óticas que realmente trabalham com responsabilidade.
Mislene Melo
Fala o nome da Ótica!!! Embora acho que todo mundo sabe ou imagina as são as Óticas que fazem esse tipo de abordagem , sempre falo ninguém dá nada de graça a ninguém conta sempre chega , mas seria bom deixar o nome das Óticas explícito para não prejudicar o trabalho das Óticas que trabalham com respeito e seriedade!!
Vera Maria
O mesmo aconteceu com uma moradora da zona rural do município de Serra Talhada. Abordaram ela na rua, oferecendo exame de graça, disponibilizaram uma armação sem marca nenhuma no valor de 1.800 reais, fizeram-na pagar o valor de 100 reais de entrada e dividir os 1.700 em 7 vezes. Quando ela comentou com sua filha, foi constatado golpe da ótica. Após voltar na ótica pra desfazer o compromisso, sem que tenha assinado nenhum documento, foi informada que não teria mais como desfazer porque já havia dado o sinal de 100 reais. Pior é a situação dessa senhora, mãe solo que vive do bolsa família. Eles só abordam idosos e pessoas sem muita instrução. Isso tem que ser apurado e tomado as providências cabíveis.
Atenção
Lamentável Gente não existe nada de graça,vocês acham que um oftalmologista vai estudar anos e anos e ofertar exame de graça em ótica?kkkkkk. Por favor né e questão de lógica,existem promoções de lentes e tal.... Mais exame de graça e roubada.
Cuidado
Eu só confio na ótica Diniz Sou cliente há mais de 10 anos,me entregam o que eu compro,nunca fiz exame de graça lá,eles nem trabalham dessa forma. Uma franquia renomada que tem compromisso com o cliente.
Soul Moraes
Aconteceu o msm comigo! Fui parado na rua por atendentes da ótica me oferecendo exame de vista grátis. Fiz o exame e eles não me entregaram o exame, eu nem vi o que estava escrito lá, O exame foi levado direto para ótica, antes disso, eles pegaram o óculos que eu estava usando antes de fazer o exame, como garantia, para eu não fugir depois do exame. Chegando na ótica, Ah tem gente que começou a me mostrar várias lentes, de várias marcas, uma mais cara que a outra, tentaram todos os jeitos me vender armação de óculos caríssima, lentes caríssimas, recusei todas e falei que queria lentes mais em conta, papo vai papo vem, escolhi umas lentes de r$ 800, caro por sinal, passei metade do valor no cartão de crédito, e a outra metade seria em boleto. Eles pegaram todos os meus documentos como identidade CPF para gerar o boleto. Quando eu cheguei em casa e vi um papelzinho que ele tinha me dado, com letra bem pequena, tava mostrando lá que ao invés de estar r$ 400 e seria a metade do boleto, estava r$ 1000, ou seja, um golpe! Eles estavam me cobrando r$ 600 a mais. Tentei ligar para ótica, para conversar com alguém sobre sobre esse erro do valor. Quando atender e eu falei, desligar na minha cara. Fui no PROCON fazer uma denúncia, e eles disseram que não poderia fazer nada, porque já tinha mandado a encomenda, as lentes para fabricação, 24 horas depois, não tinha como cancelar porque já tinha sido encaminhado tudo. O PROCON ligou para loja eles alegaram que eu era maior de idade e sabia o que estava fazendo, OU SEJA, LEVEI UM GOLPE, O PROCON NÃO SERVE PARA NADA. TIVE QUE PAGAR A CONTA INTEIRA, QUASE O DOBRO DO VALOR INICIAL. NUNCA MAIS CAIO NESSE GOLPE. E A ÓTICA foi a SANTA CLARA, NA RUA 15.
Ana
Ainda hoje que me esperam lá pra fazer o exame, exame de vista pago não está mais prestando, imagina ganhar furando balão. Lá na Ótica Santa Clara que estavam dando esse presente de grego.
Blogueiro Serra Talhada
ISSO AI É UMA MÁFIA COM TODAS AS ÓTICAS QUE NOS ABORDAM NAS RUAS, JÁ CAI NESSE GOLPE AS LENTE NÃO PRESTARAM, EU SÓ ENXERGAVA SE OLHASSE PRA FRENTE, PRA LER TINHA QUE SER COM OS ÓCULOS QUE COMPRAVA NA FEIRA, FUI RECLAMAR 2 VEZES E A MOÇA DA ÓTICA DIZIA QUE COM O TEMPO EU ME ACOSTUMARIA. ISSO DEPOIS QUE NOS LEVAM PRA O EXAME É QUE DÃO O VALOR QUE A PESSOA ABORDADA TEN QUE PAGAR, É A LEI DELES. AI A JUSTIÇA NÃO VALE NADA
Samy
Minha mãe foi vítima dessa ótica ontem a tarde. Hoje fui tentar cancelar e a vendedora disse que não podia cancelar. Mostrei que tenho domínio sobre direitos do consumidor e fiz um escarcéu. Num instante o cancelamento foi feito e o dinheiro ressarcido. A gerente se escondeu. Foi só falar em justiça e PROCON que se resolveu. Gente, não fiquei calados. Soltem o verbo e procure os direitos de vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *