Publicado às 04h40 desta quinta-feira (18)

Profissionais do HEC dão depoimentos marcantes

A difícil batalha para salvar vidas e as tristes despedidas daqueles que não suportaram a luta contra a Covid-19 vem sendo o drama, diário, de dezenas de profissionais de saúde da linha de frente nas UTI’s em Serra Talhada. Esse cotidiano ao mesmo tempo trágico – devido a demanda crescente de infectados graves, o medo constante do contágio e da morte -, é também iluminado por momentos de gratidão, lágrimas de alegria e o sentimento de esperança.

Esse foi o cenário temático do programa Antenadas, na TV FAROL no YouTube, veiculado na noite da última terça-feira (16). Apresentada pelas jornalistas Juliana Lima e Rochany Rocha, a edição trouxe como entrevistados Felipe Mourato, enfermeiro intensivista, e Filipe dos Santos, fisioterapeuta que atuam na linha de frente da UTI do Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada. Eles detalharam, em relatos de grande impacto, como vem sendo o dia a dia de trabalho na unidade.

Profissionais do HEC dão depoimentos marcantes

Programa Antenadas vai ao ar todas as terças, às 20h, na TV FAROL

Dentre as preocupações dos profissionais, uma delas é que o cenário de superlotação de UTIs deve se agravar no Eduardo Campos, caso não sejam tomadas medidas urgentes. Tanto pela população, com a prevenção e reforço aos protocolos de segurança (máscara, distanciamento e higienização) -, seja com a ampliação de leitos. Outra difícil realidade é que há uma sobrecarga de trabalho que muitos vem conseguindo atender a duras penas. O cansaço é físico, porém ainda mais mental.

“O desgaste emocional vem tomando conta”, disse o enfermeiro Felipe Mourato falando em nome da categoria. E, mesmo assim, “muitas vezes chega o paciente sem qualquer perspectiva e nós profissionais conseguimos dar essa perspectiva para ele”, complementa.

“Eu já precisei fazer com que [uma paciente] me abraçasse, sentei no leito dela, mesmo tendo 10 outros que também precisavam de atenção e de cuidado, mas – naquele momento – para evitar que a paciente piorasse, ela estava nervosa, eu a abracei, depois veio a técnica e a abraçou também”, relatou Filipe dos Santos. O programa está emocionante! Vale à pena conferir!

ANTENADAS NA TV FAROL MOSTRA O DIA A DIA DE HERÓIS ANÔNIMOS EM SERRA TALHADA!

Clica no vídeo!