Projeto de Duque com cerco à 'máfia do cobre' é aprovado

Foto: Jarbas Araújo-Alepe

O deputado Luciano Duque (Solidariedade) celebrou a aprovação, em segunda discussão, do PL nº 1094/2023, de sua autoria, que estabelece penalidades administrativas destinadas a combater o roubo, o furto e a receptação de cabos e fios metálicos, assim como geradores, baterias, transformadores e placas metálicas no Estado.

Segundo o deputado, a medida é uma resposta às quadrilhas que atuam furtando esses objetos, e que afetam diariamente a vida do povo pernambucano.

Continua depois da publicidade

De acordo com dados da Neoenergia, mais de 150 mil clientes já foram prejudicados em 4.600 ocorrências registradas do tipo, com 210 quilômetros de redes afetadas e 745 transformadores subtraídos.

Para Duque, não basta apenas punir o autor do furto, e sim desarticular toda a cadeia criminosa, incluindo quem comercializa os objetos roubados.

“Esse projeto estabelece multas severas e a possibilidade do cancelamento do registro do ICMS da inscrição das empresas que participam desse esquema, e que não exige na compra e comercialização desses produtos, a emissão de notas fiscais”, explicou.