
O projeto “Se Re-Cicla Cria – Aprendizado com tesouros escondidos no descarte”, idealizado e produzido pela Neuropsicopedagoga, Professora e Arte-Educadora e Educadora Cultural Joseane Pereira, conhecida como Tia Jó, realiza nesta sexta-feira (19), uma ação aberta ao público na Sala Verde, espaço da Secretaria de Meio Ambiente localizado na Praça da AABB, em Serra Talhada, a partir das 16h30.
Voltado inicialmente para mães atípicas e seus filhos neurodivergentes, o projeto chega à sua primeira edição no município unindo cultura, educação, acolhimento e sustentabilidade. A ação desta sexta é uma contrapartida social do projeto e convida mães e crianças típicas e atípicas para um momento de brincadeiras, arte-educação e musicoterapia, com duração de 45 minutos e entrada gratuita.
Durante o mês de dezembro, o Se Re-Cicla Cria promoveu três encontros em equipamentos públicos da cidade, com rodas de conversa para mães atípicas, oficinas de brinquedos sensoriais feitos com materiais recicláveis e momentos de interação entre mães e filhos. O objetivo foi fortalecer vínculos afetivos, compartilhar informações sobre direitos, acolhimento e desenvolvimento infantil, além de apresentar formas lúdicas e acessíveis de brincar na primeira infância.
Receba as manchetes do Farol em primeira mão no WhatsApp (clique aqui)
O primeiro encontro aconteceu na Creche Municipal Rosália Vieira de Lima, Alto do Bom Jesus, sob a direção da gestora Juliana Pereira e contou com a participação da advogada e mãe atípica Simone Soares e da secretária da Mulher Vera Gama, que abordaram os direitos das mães atípicas e os serviços disponíveis no município.
Na ocasião, também foi apresentado o Veículo da Mulher, novo equipamento da Secretaria da Mulher, entregue neste mês pelo Governo do Estado de Pernambuco, e Jéssica Souza mãe atípica de dois, que abordou sobre a rotina e como é vivenciar os momentos ao lado do seu companheiro que dá todo o apoio e suporte.
O segundo encontro ocorreu na Creche Municipal Imaculada Conceição, Centro, sob a direção da Irmã Stela, com roda de conversa mediada por Laís Nunes, nutricionista em formação e mãe atípica, abordando a seletividade alimentar e estratégias práticas para a reintrodução de alimentos na rotina das crianças. O terceiro encontro acontece nesta quinta-feira (18) na Casa de Apoio e Acolhimento à Criança e ao Adolescente (CAACA), com atividades voltadas às crianças acolhidas, incluindo oficina criativa e musicoterapia. Segundo a idealizadora do projeto, Joseane Pereira, o convite está aberto:
“Nesta sexta-feira, convidamos todas as famílias para participar do nosso último encontro na Sala Verde. Teremos brincadeiras e arte-educação com Vanessa Pereira, do Espaço Frida’s Brechó, e musicoterapia com Luís Sabino. Será um momento de troca, afeto e inclusão para mães e crianças, típicas e atípicas.”
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Instagram (clique aqui)
O projeto Se Re-Cicla Cria é realizado com incentivo do Fundo Municipal de Cultura, Fundação Cultural de Serra Talhada, Prefeitura de Serra Talhada, Lei Cultura Viva, Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura e Ministério da Cultura – Governo Federal e apoio das Secretarias de Educação, da Mulher, Assistência Social e Meio Ambiente de Serra Talhada.
Além das ações com o público, o projeto também promove formação da equipe envolvida, com encontros on-line e práticas voltadas à acessibilidade e inclusão de crianças neurodivergentes em projetos culturais.
A equipe em formação conta com a participação de Vanessa Pereira – Artista visual, mídias, divulgação e administração do projeto; Maely Lima – fotografia e filmagem; Luís Sabino e Micheliny Targino – musicoterapeuta e recreadora (brincantes); Jeane Pereira e Maria Eduarda – Auxiliar de Coordenação; e Jamile Pereira – alimentação da equipe e participantes.