
Nesta quinta-feira (28), Giovanni Sá recebeu no Programa Falando Francamente, da Tv Farol de Notícias no YouTube, a psicopedagoga, Grazy Silva. Atualmente em atuação na APAE de Serra Talhada, a profissional falou sobre a atuação profissional do psicopedagogo e sobre a realização da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que foi realizada desde o último dia 21 e finalizou nesta quinta-feira.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“Em 2019, através de um processo seletivo, eu cheguei na APAE, me identifiquei com o público e é uma causa que me move, que me comove e u tenho prazer de estar lá, de alguma forma contribuindo com o que estudei para isso. O psicopedagogo é um profissional que a gente está em pauta para que seja reconhecido não só como profissional da área da educação, mas também, da área da saúde, porque trabalhamos com a mente”, explicou a profissional continuando:
“Na semana passada a gente conseguir vencer na Câmara, com a votação, para que a gente faça parte e nossa profissão não seja apenas uma ocupação como era dito, com a votação a gente conseguiu que fosse reconhecido como profissão. O psicopedagogo trabalha com as dificuldades que o ser humano enfrenta na área da aprendizagem, com intervenções e começamos a estudar desde a criança até o adulto. Muitas pessoas ainda confundem o psicopedagogo com o professor de reforço, mas não é a mesma coisa”.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
INCLUSÃO
“Todos os anos o evento tem um tema diferente. Hoje fizemos uma passeata e depois acontece a culminância do setor pedagógico, às 17h na Academia das Cidades. Essa campanha acontece anualmente desde 2017 e foi criada a lei de número 13.585/2017 vem respaldar a gente para que possamos sair pelas ruas e escolas e fizemos uma caravana pelas escolas e outros lugares, falando sobre os direitos das pessoas com deficiência e os espaços que elas ocupam. Neste ano, o tema era “Deficiência não define, oportunidade transforma, inclua nossa voz”, explicou a psicopedagoga,complementando:
“A inclusão vai além daquilo que a sociedade define porque a sociedade acha que incluir é simplesmente, na escola por exemplo, realizar a matrícula, mas incluir vai além, é quando tem a participação de fato, do momento. No geral, eu creio que ainda falta muito, por mais que a gente esteja batendo na tecla, esteja falando o que de fato é a inclusão, as pessoas ainda não entenderam mas, esta semana da pessoa com deficiência vem justamente para isso, para a gente estar fortalecendo e esta é uma luta diária”, finalizou.
1 comentário em Psicopedagoga de ST diz que o conceito de inclusão precisa ser vivenciado