Quase metade definiu voto pelas das redes sociaisDo Diario de PE

Um estudo divulgado pelo Senado Federal comprovou que grande parte dos brasileiros foram influenciados pelas redes sociais na hora de votar. Segundo o levantamento, 45% da população utilizou informações obtidas na internet para justificar a escolha de candidatos.

O maior impacto foi exercido pelo Facebook, influenciando na decisão de 31% dos eleitores que são usuários da rede. O aplicativo de mensagens Whatsaap ocupou a segunda colocação com 29%. O Youtube, Instagram e Twitter aparecem em seguida com 26%, 19% e 10%, respectivamente.

A pesquisa revelou que cerca de 80% da população acredita que os conteúdos das redes sociais exercem uma grande influência na opinião dos eleitores. A força é ainda maior entre os jovens na faixa dos 16 a 21 anos, 51% deles levaram as redes em consideração na hora de decidir o voto.

O Whatsapp também é apontado como o principal meio de informação dos entrevistados, sendo utilizado por 79% deles. O aplicativo ultrapassou outras fontes como a televisão (50%) e o YouTube (49%).

A pesquisa Redes Sociais, Noticias Falsas e Privacidade na Internet foi realizada pelo DataSenado em parceria com as Ouvidorias da Câmara dos Deputados e do Senado Federal entre os dias 17 e 31 de outubro, contando com a participação de 2.400 brasileiros em todos os estados do país. O levantamento possui o nível de confiança de 95% com margem de erro de dois pontos percentuais.