Que dia é a Black Friday 2023 no Brasil? Entenda a promoção e confira 7 dicas

Da Folha de PE / Foto: @xvector/Freepik

Referindo-se à sexta-feira que ocorre após o Dia de Ação de Graças, um dos principais feriados dos Estados Unidos e comemorado na quarta quinta-feira de novembro – no caso, este ano é hoje, dia 23 – , a Black Friday conquista consumidores em todo o mundo por ser marcada por grandes promoções no setor do varejo.

No Brasil, a tradição americana entrou no calendário do comércio nacional em 2010 e, desde então, mobiliza consumidores caçadores de descontos no comércio tradicional e on-line. Em 2023, a data cai nesta sexta-feira, 24 de novembro.

Além de atenção para não perder as melhores ofertas, é preciso tomar alguns cuidados para não cair em falsas promoções e golpes. Uma das recomendações dos especialistas é pesquisar. Veja a seguir tudo o que você precisa saber para aproveitar bem a temporada de promoções deste ano.

Origem da Black Friday
A razão para o nome da promoção é incerta. Existem duas teorias mais fortes. A primeira é do século XIX, quando o termo foi registrado pela primeira vez e não tinha nada a ver com promoções, mas com dívidas. O ano era 1869 e os investidores Jay Gould e James Fisk criaram um esquema para tentar comprar todo o ouro disponível nos Estados Unidos.

A movimentação foi descoberta e o resultado — numa sexta-feira que ficou conhecida como Black Friday — foi a queda drástica do valor do metal, impedindo os planos da dupla e levando muitas empresas à falência.

A segunda teoria, da década de 1960, conta que policiais da Filadélfia utilizavam a expressão para se referir ao trânsito após o feriado de Ação de Graças. Com o caos nas ruas, os lojistas aproveitavam para abaixar os preços e vender mais.

Para diferenciar o aspecto negativo associado ao trânsito e poluição, lojistas adotaram o termo “Big Friday”, mas o impacto não foi tão forte. Com o tempo, Black Friday começou a significar “voltar ao azul” (do inglês going back to black), para se referir ao momento que os estabelecimentos voltavam ao azul, ou seja, voltavam a ter lucro, após o período de vendas do feriado.

Embora a Black Friday seja considerada o maior dia de compras do ano nos EUA, a data só ganhou essa designação de forma consistente nos anos 2000. Por muito tempo, era no sábado — e não na sexta-feira – que as promoções eram feitas. Atualmente, além de sexta-feira, também existe a Cyber Monday, que acontece na segunda-feira e prioriza a promoção de aparelhos eletrônicos.

A tradição se espalhou pelas Américas. No Canadá, os lojistas oferecem suas próprias liquidações. No México, o dia ganhou o nome “El Buen Fin” (Bom fim de semana). No Brasil, atualmente, empresas montam até “salas de guerra” para lidar com o volume de vendas.

Ainda assim, é preciso tomar algumas precauções para evitar promoções falsas e se atentar em alguns aspectos para aproveitar as ofertas.

Confira sete dicas para se dar bem na Black Friday:

1 – Planeje-se com antecedência
Alguns dias antes, faça uma lista com os itens de desejo e confira a faixa de preço dos itens desejados. Uma pesquisa dos valores médios pode ajudar a estabelecer um orçamento.

2 – Em caso de dúvida, compre via boleto
Quer comprar o item, mas ainda não tem certeza da decisão? A compra via boleto pode ser uma alternativa para aproveitar o momento da promoção, que costuma se encerrar rapidamente, mas com uma brecha de tempo de alguns dias para pensar se realmente vale a pena. Se desistir, basta não pagar o boleto e a compra será cancelada.

3 – Cadastre-se para alertas
Muitas lojas on-line oferecem alertas de preços ou notificações sobre ofertas especiais. Cadastre-se para receber essas informações.

4 – Acompanhe redes sociais e newsletters
Siga as páginas das lojas nas redes sociais e assine suas newsletters para receber informações sobre promoções exclusivas.

5 – Horários estratégicos
Muitas ofertas acontecem por tempo curto, por isso, esteja atento aos horários de início das promoções e acesse os sites ou lojas físicas assim que possível, especialmente na véspera.

6 – Compre com segurança
Certifique a confiabilidade dos sites. Verifique se a conexão é segura (https://) e evite clicar em links suspeitos. Muitos golpistas criam sites com pequenos erros de digitação para enganar consumidores, preste atenção se o site realmente é o correto.

7 – Política de devolução
Atente-se às políticas de devolução das lojas para evitar problemas caso precise devolver algum produto.