Recadastramento para o Vanete Almeida gera expectativa em ST

Foto: Licca Lima/Farol

O Programa do Farol no Youtube entrevistou, no último sábado (28), Karolina Novaes, responsável pelo setor de regularização fundiária e habitação da Secretaria de Assistência Social de Serra Talhada, para tirar dúvidas sobre o novo recadastramento de famílias visando as casas do residencial Vanete Almeida.

Até o próximo dia 4 de julho, a Prefeitura abriu oportunidade de seleção de pessoas para concorrer as casas dentro dos critérios exigidos pelo programa. Neste momento, o objetivo é receber a documentação de mais de 400 famílias que ainda deverão passar pelo processo de análise e validação de informações pelo Banco do Brasil e Caixa Econômica.

“Do dia 30 ao dia 4 nós estaremos recebendo documentação de algumas pessoas classificadas para entrega de documentação e após isso passar por enquadramento para que a Caixa autorize que essas pessoas de fato sejam beneficiadas. Hoje a gente precisa completar um número de famílias, porque há mais ou menos dois meses nós fizemos um recadastramento, porque a condição destas pessoas mudou nesses quase 10 anos. E [por exemplo] havia pessoas que não tinha uma renda e hoje ultrapassa a renda”, informou Karolina Novaes.

“Pessoas que faleceram, que foram embora [da cidade], e então a gente precisava fazer esse chamamento para que essas pessoas aparecessem [e dissessem] ‘estou aqui e ainda obedeço os critérios para receber a casa do Vanete Almeida”.

Recadastramento para o Vanete Almeida gera expectativa em ST

“E aí mais dos 1.200 que convocamos apenas 853 compareceram, então a gente já não tem mais as 902 famílias. E além disso, quando a gente recebe essa documentação encaminhamos para o Banco do Brasil, que é o responsável pelo Vanete Almeida, e o Banco do Brasil tem a relação com a Caixa, que é detentora de sistemas que vão cruzar os dados e vê que se aquela informação que foi prestada é verdade. Teve gente que disse: ‘não tenho imóvel’ e foi visto lá, na hora em que cruzaram os dados que dona Maria tinha imóvel sim e dona Maria vai ser desclassificada e teremos que chamar outras pessoas”.

“E surgiu também a necessidade de convocar mais pessoas para completar e atingir 902 imóveis e além disso ainda tem que ter 30% de cadastro de reserva, porque se na análise dessa documentação alguém for saindo tem que ter o cadastro de reserva para poder e puxando.” Saiba de todos os detalhes no vídeo abaixo.