Recife fecha parceria para monitoramento de áreas verdes - Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Com informações da CNB Recife

Durante sua primeira participação na COP30, em Belém, a Prefeitura do Recife firmou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Justiça e Segurança Pública para reforçar o combate a crimes ambientais e aprimorar o monitoramento de áreas verdes na cidade. A parceria foi oficializada por meio da adesão ao programa Brasil Mais, iniciativa do Governo Federal que fornece gratuitamente a estados e municípios imagens de satélite de alta resolução utilizadas pela Polícia Federal (PF).

O termo foi assinado em reunião entre o prefeito João Campos e o ministro Ricardo Lewandowski. Atualmente, Recife utiliza imagens abertas da NASA, que possuem resolução máxima de dez metros e são atualizadas quinzenalmente. Com a adesão ao novo programa, a capital pernambucana passará a contar com imagens diárias, de até cinco metros de precisão, permitindo um acompanhamento muito mais detalhado das transformações ambientais.

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Além disso, João Campos afirmou que já iniciou tratativas para que, em uma etapa posterior, o município tenha acesso a imagens de qualidade ainda mais avançada, fortalecendo a política ambiental do Recife. O sistema também permitirá o envio automático de alertas sobre atividades ilegais, como desmatamento, queimadas, garimpo e cultivo irregular de plantas, garantindo respostas mais rápidas das equipes de fiscalização.

Segundo o prefeito, a tecnologia vai tornar o monitoramento ambiental mais eficaz e reduzir o tempo de reação diante de danos ambientais. “Estamos executando o maior programa de macrodrenagem da história da nossa cidade, que tem um olhar especial para o meio ambiente, para a Bacia do Rio Tejipió. Mas essas ações só são completas se acontecerem junto com a fiscalização, que a gente está reforçando. E agora, em parceria com o Governo Federal, recebendo imagens de satélite da Polícia Federal, a gente vai potencializar esse trabalho, detectar alterações na cobertura vegetal de forma imediata e reduzir a janela de oportunidade para atividades ilegais”, destacou João Campos.

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)