Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Com informações da Agência Brasil

Os candidatos que participaram do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) puderam começar a conferir os resultados finais a partir das 10h desta sexta-feira (28). O anúncio foi feito pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pela Fundação Cesgranrio, organizadora do certame. Ao todo, serão divulgadas 194 listas com os resultados finais, incluindo classificações para vagas imediatas, lista de espera e convocações para cursos de formação.

O concurso, que reuniu 2,1 milhões de inscritos, oferece 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal. Desses inscritos, 970 mil candidatos compareceram aos dois dias de provas, realizadas em 228 cidades do país. O CPNU marcou a primeira vez em que um processo seletivo permitiu que os candidatos concorressem a vagas em diferentes órgãos com uma única inscrição.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O que será divulgado?

Nesta sexta-feira (28), serão publicadas as listas finais de classificação para os blocos temáticos 1 a 8, contemplando tanto as vagas imediatas quanto as listas de espera. Além disso, serão divulgados os resultados dos candidatos convocados para os cursos de formação de nove cargos específicos, conforme previsto no edital. O MGI estima que o banco de aprovados em lista de espera contará com mais de 16 mil candidatos.

Os resultados individuais poderão ser consultados na área do candidato no site do concurso, utilizando a conta da plataforma Gov.br. Cada candidato aparecerá como aprovado em apenas um cargo, mas poderá constar em listas de espera para outros cargos de maior preferência. As listas estarão ordenadas por classificação, com candidatos em situação sub judice (pendentes de decisão judicial) em listas separadas. Os nomes e números de CPF dos candidatos não serão divulgados.

Cursos de formação

Para nove cargos, os aprovados precisarão passar por cursos de formação antes de assumirem as funções. As 21 listas com os convocados para esses cursos serão disponibilizadas na área do candidato, incluindo aqueles com situação sub judice. Os cargos que exigem formação são:

  • Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG);
  • Analista de Comércio Exterior (ACE);
  • Analista em Tecnologia da Informação (ATI);
  • Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS);
  • Analista de Infraestrutura (AIE);
  • Especialista em Regulação de Serviços Públicos (Aneel);
  • Especialista em Regulação de Serviços Públicos (Antaq);
  • Auditor-Fiscal do Trabalho (AFT);
  • Especialista em Regulação de Saúde Suplementar (ANS).

A Cesgranrio informou que enviará mensagens por e-mail e WhatsApp aos candidatos convocados para os cursos de formação dos blocos 1 a 7.

Próximos passos

Após a divulgação, os resultados do Enem dos Concursos serão publicados no Diário Oficial da União (DOU). Os candidatos poderão verificar sua situação em relação ao cargo escolhido: se foram aprovados para vagas imediatas, incluídos na lista de espera, convocados para cursos de formação ou eliminados, conforme as regras do edital.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Segunda edição do CPNU

O MGI já anunciou que está preparando a segunda edição do CPNU, com previsão de publicação do edital até o fim de março. A iniciativa reforça o compromisso do governo federal em modernizar e simplificar os processos seletivos, ampliando as oportunidades de ingresso no serviço público.