Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García
Moradores do Vila Bela denunciam irresponsabilidade com documentos de pacientes no Posto de Saúde da Família (PSF) no bairro. Nessa quarta-feira (25), Rosimere Antunes, 41 anos, entrou em contato com a redação do FAROL DE NOTÍCIAS e relatou que uma das funcionários do posto teria lhe destratado após confirmar que a equipe teria perdido uma solicitação de encaminhamento. O documento requeria um neurologista para sua irmã que sofreu Acidente Vascular Cerebral (AVC) há mais de sete meses e necessita da especialidade com urgência.
“Fui ao postinho do Vila Bela hoje (quarta, 25), para falar com a enfermeira chefe sobre o encaminhamento do neurologista da minha irmã que está com AVC há mais de sete meses. Ela pediu para a outra moça procurar o prontuário e eu fui atrás. Ela fechou a porta e disse que eu esperasse porque ela não ia me atender agora. Eu disse a ela que eu não ia esperar, porque eu já estava na vez. Ela jogou o prontuário na mesa da recepção na frente de todo mundo e disse que não era obrigação dela, coisa que eles mesmos perderam lá”, contou Rosimere.
Ainda de acordo com a moradora, foi feito um novo prontuário, mas com informações incompletas sem medicações e o histórico da paciente. “Eu disse que não ia pedir outro porque o encaminhamento já estava lá e elas perderam, o prontuário de minha irmã tinha toda medicação dela, perderam e fizeram outro. Não tem medicação e nem o histórico, agora só tem o nome e o endereço, ela jogou em cima da mesa, então eu trouxe o prontuário para casa. E não só o da minha irmã, tinha um encaminhamento do meu menino especial, fui procurar e não está lá”.
Rosimere também afirmou que as funcionárias não prestam atenção nos pacientes e que procurou a ouvidoria municipal de saúde para denunciar. “Eu dei queixa na ouvidoria por causa disso, semana passada. Muitas vezes, ela (enfermeira chefe) está lá no WhatsApp, você senta no birô dela e ela está mexendo no celular, você conversando com ela e não tem atenção, adianta um posto de saúde desse jeito? E não só sou eu que reclama dela não, fazem três meses que ela entrou e todos do Vila não gostam do atendimento”, finalizou a moradora.
5 comentários em Revoltados, moradores denunciam perda de prontuários de pacientes em posto de saúde