Do Diario de PE

As autoridades russas começaram a aplicar nesta sexta-feira uma polêmica lei para criar uma “internet soberana”, isolada dos grandes servidores mundiais, iniciativa denunciada pelos defensores da liberdade de expressão como um controle excessivo.

O texto prevê a criação de uma infraestrutura que permita garantir o funcionamento dos recursos da internet russa caso as operadoras do país não consigam conectar-se com os servidores estrangeiros.

Continua depois da publicidade

Os provedores de acesso da Rússia também devem garantir que suas redes tenham “meios técnicos” para permitir um “controle centralizado do tráfego”, para conseguir responder a eventuais ameaças.

A lei tem sido criticada como uma tentativa de controlar o conteúdo na internet, além de pretender isolar de maneira progressiva a internet russa, um dos últimos espaços de liberdade para a oposição.

“O governo pode agora censurar de maneira direta o conteúdo ou, inclusive, transformar a internet russa em um sistema fechado sem informar ao público sobre o que fez ou por quê”, denunciou a ONG Human Rights Watch.

A organização considera que o texto, que provocou manifestações e março, “coloca em perigo a liberdade de expressão e informação on-line” e abre o caminho para uma “vigilância em massa”.