Tenha acesso ao programa municipal para deixar o cigarro

Fotos: Celso Garcia/Farol de Notícias

Publicado às 05h18 desta terça-feira (13)

Em celebração ao Dia Mundial sem Tabaco, que comemorado no dia 31 de maio, O Falando Francamente da TV Farol exibido no canal do Youtube, contou com a participação de Ana Carolina, assistente social do município de Serra Talhada, que explicou como ter acesso ao tratamento gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para deixar de fumar. 

O câncer de pulmão é responsável por mais de dois terços de mortes pela doença no mundo, tendo como principal causa o tabagismo que também está associado a outros tipos de cânceres e o desenvolvimento de outras doenças. 

Como ter acesso ao programa do governo para deixar de fumar

Ana Carolina explicou que as pessoas que fumam e desejam parar devem ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do município e procurar o seu Agente Comunitário de Saúde (ACS), a enfermeira ou o dentista da unidade.

A partir do momento que o usuário desejar parar de fumar e for até a unidade, ele será incluído em um grupo, com limite de 15 pessoas por UBS, e receberá o material do Ministério da Saúde, além de contar com o acompanhamento do médico da unidade.

Como acontece a assistência  

Tenha acesso ao programa municipal para deixar o cigarro“Os moradores do Mutirão são bem atuantes no seu postinho, procuram muito. Acredito que em todos os grupos que formamos há pessoas do Mutirão. Quando apenas uma pessoa de uma unidade dá o nome, a gente forma o grupo com pessoas de outras unidades. Nosso último grupo foi na Secretaria de Saúde, tínhamos em torno de 35 pessoas, era um grupo grande, de várias unidades”, destacou a assistente social Ana Carolina, acrescentando:

“A princípio são quatro encontros semanais, depois dois encontros quinzenais e posteriormente uma vez por mês. Inicialmente, a gente não faz o uso de medicamentos, porque a gente tenta fazer com que o usuário use as táticas do livrinho das propostas do Ministério da Saúde, para que ele tente fazer o desmame do cigarro sem o uso da medicação”, ressaltou.

Confira a entrevista completa no Falando Francamente da TV Farol