Saiba comportamento do coronavírus em ST

Publicado às 13h50 deste sábado (27)

Por Leandro Lucena, estatístico professor da UFRPE-UAST

Transcorrido onze dias após a flexibilização do comércio (15/06), Serra Talhada nessa sexta-feira (26) registrou mais 37 novos casos da COVID-19, chegando ao patamar de 466 casos. Desde do dia 15/06/2020, Serra Talhada registrou 196 casos (crescimento de 72,6% no número de casos), levando a uma média diária de 20 casos, já nos últimos dois dias esta média é de 33 novos casos (cerca de 1,5 casos por hora).

O município registra nove óbitos, levando a uma mortalidade de 1,9%. Desde o dia 23/06/2020 (oito dias após a flexibilização do comércio, período para incubação e inicio dos sintomas do vírus permitindo que sejam realizados os exames para confirmação dos casos) os números não param de crescer em Serra Talhada.

Saiba comportamento do coronavírus em ST

Verifica-se claramente que o município esta em pleno crescimento do número de casos da Covid-19 com uma taxa diária de 11,4%. Este cenário ainda pode ser pior, pois estudos apontam que para cada caso confirmado estima-se que existam entre 13 e 50 pessoas infectadas circulando e que estão fora das estatísticas pela sub-notificação, levando o Município a ter entre 6.058 a 23.300 pessoas infectadas, respectivamente.

Com base no modelo estatístico que considera o comportamento atual do vírus no Município e utilizando a margem de erro de 5%, espera-se que o número de casos confirmados para os dias 27, 28, 29 e 30 deste mês sejam 481, 501, 521 e 542, respectivamente.

ÓBITOS

Fazendo uma previsão do número de óbitos o Município ao final do mês pode chegar aos onze óbitos. Se o Município estivesse adotado um distanciamento social de 50%, hoje estaria registrando 230 casos da Covid-19. Salienta-se que a baixa testagem em massa, a não testagem aos sábados e domingos, bem como feriados dificultam uma previsão mais detalhada.

Saiba comportamento do coronavírus em ST

Todos estes resultados sustentam a tese de que medidas como: distanciamento social, medidas sanitárias e não flexibilização da abertura do comércio, diminuem o surgimento de novos casos da COVID-19 no município de Serra Talhada, dando folego para que o hospital de campanha do estado, bem como os leitos de retaguarda sejam concluídos e entregues a população.

A faixa etária que mais sofreu com a Covid-19 desde a flexibilização do comércio foi a 31-40 anos, com 34 novos casos. Os maiores de 60 anos apresentaram durante este período alta de 36,1% no número de casos, passando de 36 para 49 casos. Salienta-se que os idosos fazem parte do grupo de risco, por isso deve-se redobrar atenção a estas pessoas.

Saiba comportamento do coronavírus em ST

Em relação aos Bairros de Serra Talhada, verifica-se que os mais afetados durante o período de flexibilização do comércio foi: Nossa Senhora da Conceição (17 novos casos) e Bomba (14 novos casos). Tabela abaixo:

Saiba comportamento do coronavírus em ST

Verifica-se que no período da flexibilização do comércio uma mudança nas cores do gráfico abaixo, onde os Bairros da Bomba e AABB/Varzea que antes estavam na cor laranja passaram para cor vermelha, ligando o sinal de alerta.

Saiba comportamento do coronavírus em ST