
A Secretaria de Educação de Salgueiro divulgou o cronograma de rematrículas e de matrículas de novos estudantes nas escolas da Rede Municipal de Ensino para o ano letivo de 2026. O procedimento, que começou com as rematrículas nesta segunda-feira, 17, deve ser feito pelos pais ou responsáveis nas unidades escolares.
Estudantes que já estudam na Rede Municipal de Ensino, que pretendem continuar na mesma instituição, devem ter a matrícula renovada entre os dias 17 e 26 de novembro. As matrículas de novos estudantes da Educação Infantil serão feitas no período de 15 a 17 de dezembro e as matrículas por transferências entre as escolas municipais, entre os dias 22 e 26 de dezembro.
Estudantes oriundos de outras redes de ensino, públicas ou privadas, devem ter a matrícula efetuada na Rede Municipal de Ensino de Salgueiro no período de 5 a 12 de janeiro de 2026, com toda a documentação exigida, incluindo a transferência. A efetivação da matrícula se dará mediante a existência de vaga na instituição de interesse.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
Educação de Jovens e Adultos (EJA)
As matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o Ensino Fundamental – Fase I, II, III e IV se dará conforme orientação própria da Secretaria Municipal de Educação, a ser enviada para as escolas pelo Setor de Educação de Jovens e Adultos da pasta. Deve ser observada a idade mínima de 15 anos para ingresso na EJA.
Educação Especial
No caso da Educação Especial, as matrículas atenderão estudantes que apresentem algum tipo de deficiência, conforme a demanda. Esses alunos, tanto das escolas municipais quanto da APAE, terão direito a Atendimento Educacional Especializado (AEE) na instituição onde for matriculado ou em instituições próximas ao seu entorno, no contraturno ao seu horário regular de estudo. É necessária a apresentação de laudo comprovando a deficiência.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
Busca ativa
A Secretaria de Educação, em parceria com as unidades escolares e outros órgãos da prefeitura, como as secretarias de Saúde e de Assistência Social, fará uma busca ativa no decorrer de janeiro de 2026, por bairros, sítios e distritos, a procura de crianças, adolescentes e jovens e adultos que se encontram fora da escola. O objetivo é garantir o acesso de toda a população ao ensino público.
Além disso, a secretaria anunciou adesão ao Sistema Integrado de Monitoramento Estadual de Cadastro para as Creches (SIMECRECHE), no intuito de otimizar a lista de espera das crianças de 0 a 3 anos, garantindo que as decisões posteriores em relação à matrícula desse público sejam tomadas de maneira justa e fundamentada em critérios estabelecidos por ordem de priorização.