O primeiro dia de festa do ‘São Pedro Sertanejo’, em Salgueiro, no Sertão de Pernambuco, aconteceu na terça-feira (26). A programação teve início com a final do 1º Festival Sertanejo da Sanfona da cidade, seguida pelo show do cantor de forró, Assisão.
O evento é aberto ao público e acontece até o sábado (30), com shows no bairro Nossa Sra. das Graças, mais conhecido como Polo Bomba, no Centro, e também nos Distritos.
Cerca de 15 músicos participaram da final do festival da sanfona. O concurso elegeu três sanfoneiros vencedores, que foram José Isaac Ferreira, José Eugênio Barbosa e Juliano Joaquim Gomes, nas categorias Mirim, Sanfona de Oito Baixos e Tradicional, respectivamente.
Para José Eugênio Barbosa, o prêmio vai além de um simples objeto material. “É uma gratificação. Isso aqui vale mais do que dinheiro. É uma lembrança que vai pra memória, a mais, e uma experiência vivida de forró”, disse.
Segundo o secretário de Cultura e Esportes de Salgueiro, Henrique Sampaio, o Festival Sertanejo da Sanfona de Salgueiro teve a finalidade de evidenciar os talentos da região. “O festival foi desenvolvido para dar mais oportunidades aos nossos artistas, valorizar a sanfona”, destacou.
Logo após a final do festival, foi a vez do cantor Assisão animar o público ao som do forró.
O ‘São Pedro Sertanejo’ segue em Salgueiro até o sábado (30), com shows de artistas da região. Nesta quarta-feira (27), se apresentam Raimundo do Acordeon, Kinho Callou e Ranieri e Banda, a partir das 21h.
Confira a programação
Polo Bomba
27/07
21h – Raimundo do Acordeon – Kinho Callou – Ranieri e Banda
28/08
21h – Isac do Acordeon – Erinho Monteiro – Sérgio do Forró
29/09
21h – Chameguinho e Banda – Zeca do Acordeon – Zeca Bota Bom
São Pedro dos Distritos
Umãs
29/06
21h – Banda Oazis – Raimundo do Acordeon
Conceição das Crioulas
30/06
21h – Raimundo do Acordeon – Taciano Santos
Pau Ferro
30/06
21h – Banda LSN – Felipe do Acordeon – Hélio Lima e Forró Detalhes
São Pedro dos Serviços de Convivência da Pessoa Idosa
30/06
19h – Pica Pau – Farra Brasil
21h – Rafael Santos – João Cláudio Sá