Publicado às 05h desta terça-feira (13)
Um tentativa de suicídio na ponte que liga o bairro Caxixola chocou a população de Serra Talhada na tarde dessa segunda-feira (12). A tragédia só não aconteceu devido ao ato heroico e de precisão técnica do serra-talhadense, Aldemir Mourato, 3º Sargento da Polícia Militar da Paraíba (PMPB), lotado na 5ª CIPM Princesa Isabel-PB.
Em conversa com o Farol de Notícias, Aldemir, 44 anos, natural de Serra Talhada e morador do bairro São Cristóvão, contou os detalhes de como tudo aconteceu. Segundo ele, graças a um treinamento policial conseguiu, com a ajuda de outros populares, distrair e imobilizar o jovem, de 28 anos, morador do bairro Caxixola.
O policial estava de folga, passando pelo local em direção ao Centro da cidade, quando avistou a situação e não pensou duas vezes ao parar para ajudar. Colocando sua vida em risco para salvar a vítima, e os demais populares que acompanhavam o caso, Aldemir contou que precisou agir com cautela e racionalidade para contornar a situação.
“Eu sou de Serra Talhada, trabalho há 20 anos na Polícia Militar da Paraíba. Apenas trabalho, pois sempre morei e passo minhas folgas aqui em Serra Talhada. Fui olhar uns terrenos meus na Caxixola e quando voltava para o Centro vi um senhor conversando com o rapaz na ponte prestes a pular. Parei e fui me aproximando com cuidado, aos poucos, sempre conversando com ele. Havia uma corda na ponte que ele tinha colocado. Estava muito agitado, não queria conversa. Aos poucos uma roda de pessoas foi se formando e conversando com ele”, relatou Aldemir continuando:
“A medida que ele olhava para as pessoas e se distraia eu fui me aproximando. Me identifiquei para ele, disse que era policial e queria ajudar, as pessoas ao redor entenderam e continuaram a falar com ele. Quando ele se distraiu agarrei ele e o imobilizei no chão para impedir que pulasse. Chamaram o Samu e eu acionei também a polícia. Temia pela vida dele e também pela minha e de outra pessoa, que ele poderia pular e levar alguém junto. Tinha uma força enorme, mas na polícia fizemos um curso de Gerenciamento de Crise justamente para lidar com essas situações e tantas outras. Precisei ser muito racional nesse momento, mas sobretudo, humano”.
9 comentários em Sargento da PM revela detalhes do salvamento de serra-talhadense