E o caldo entornou, mais uma vez, na relação entre o deputado Sebastião Oliveira (PR) e o secretário de Saúde de Serra Talhada, Luiz Aureliano Carvalho. Na semana passada, durante entrevista ao FAROL, o deputado cobrou do secretário respostas com relação as obras do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) que era para ser inaugurado desde o final de 2012. “Esse Samu já está virando uma lenda em Serra Talhada”, disse ‘Sebá’, afirmando que o Governo do Estado está pronto para gerenciar, caso o município não tenha condições de tocar a obra. Mas a resposta do secretário Aureliano veio de imediato.
“É uma irresponsabilidade de um homem público dizer uma coisa dessa, infelizmente ele não conhece bem de gestão de saúde, pois ele nunca nunca geriu nada na saúde, ele é um bom médico. Ele foi secretário de Transporte, mas Eduardo não quis que ele continuasse mais, não sei porquê. Ele fazia uma boa gestão”, disse Aureliano, aproveitando para elencar algumas dificuldades do Samu em Serra Talhada.
“O Samu daqui não é só de Serra Talhada são de 35 cidades, é do Governo Estadual e do Governo Federal, só que para contratar pessoal, a folha são 300 mil reais por mês e a Prefeitura de Serra Talhada, sozinha, não pode bancar essa folha. A obra está praticamente pronta; estou indo, inclusive, para Brasília para o Ministério da Saúde”. O secretário afirmou que o Governo do Estado colocou muito pouco dinheiro na saúde da Capital do Xaxado.
Alegando que se encontra em Brasília (DF) nesta quarta-feira (14) para resolver questões relativas ao Samu, Luiz Aureliano novamente alfinetou Sebastião Oliveira, durante entrevista ao FAROL e ratificou que a prefeitura, sozinha, não pode bancar a folha de pagamento do Samu.
“Infelizmente, o Deputado diz as besteiras, porque ele não representa o governo do estado, não sabia que ele era o secretário de Saúde de Pernambuco, que ele podia dizer que o estado assume, não sei se foi delegado a ele. Então, como ele está falando em nome do Governo do Estado? Mais um ato de leviandade e irresponsabilidade dele falar uma coisa que ele não pode decidir. Nós estamos trabalhando sério, eu e o prefeito Luciano Duque, para a gente colocar o SAMU para funcionar, mas com responsabilidade”.
INAUGURAÇÃO
Durante a entrevista, o secretário de Saúde de Serra Talhada foi questionado quanto ao prazo para inaugurar o Samu, mas preferiu não arriscar uma data, como fez o prefeito Luciano Duque no final do ano passado, garantindo que o serviço seria inaugurado no final de janeiro.
“Não vou marcar prazo, marcar prazo é irresponsabilidade. Até porque tem a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), se a prefeitura de Serra Talhada contratar hoje todo o pessoal do SAMU e colocar na sua folha, estoura a LRF. E se isso acontecer, a prefeitura corre o risco não receber os repasses federais e estaduais. Então, não vou marcar prazo, depende de todo esse conjunto de forças. Por mim e pelo prefeito Luciano Duque, já tinha inaugurado. Agora, o prefeito tem responsabilidade, eu tenho responsabilidade e quem não tem fica dizendo besteira”.
20 comentários em Secretário de Saúde de ST alfineta Sebastião e diz que inauguração do Samu é incerta