SDS e Farol divulgam balanço anual com 22 homicídios em Serra Talhada
Foto: Eduarda Cavalcanti / Farol de Notícias

O Farol de Notícias inicia nesta quarta-feira (17) a Retrospectiva 2025 com dados sobre Serra Talhada neste último ano em diversos setores. No quesito Segurança Pública, o ano foi marcado por conflitos e violência com o registro de 22 homicídios de janeiro a novembro, sendo o mês de maio o mais letal, com três crimes. Até o momento, dezembro segue sem mortes na cidade.

O balanço anual de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foi realizado pela nossa reportagem junto à Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE). A gerência confirmou as 22 vítimas de assassinato nos últimos 11 meses de 2025.

Continua depois da publicidade

O número se equipara ao balanço de mortes violentas realizado em 2024. Ao longo deste período a imprensa local e o Farol de Notícias noticiaram 18 mortes. No entanto, houve diversos casos de vítimas encontradas sem vida que no primeiro momento a Polícia Civil havia registrado como morte a esclarecer.

Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)

Foto: Licca Lima/Farol de Notícias

FEMINICÍDIOS EM 2025

No mesmo período, foram registrados dois casos de feminicídio. Já em Pernambuco, também segundo a SDS, até o mês de novembro, 82 mulheres foram mortas por violência de gênero. Cerca de 20,5% a mais que no mesmo período de 2024, que contabilizou 76 crimes.

As vítimas eram Cícera Rejane da Silva, de 35 anos, moradora do bairro Vila Bela; e Maria Francisca de Moura Silva, 42 anos, moradora do Sítio Santana. Outro crime contra mulheres que chocou a população local foi o latrocínio com requintes de crueldade contra Alzira Emiliana de Oliveira, de 87 anos, moradora do bairro São Cristóvão.

Dona Alzira de Oliveira, 87 anos, foi vítima de latrocínio no dia 30 de janeiro – Foto: Arquivo Pessoal

BALANÇO DE HOMICÍDIOS – JAN A NOV DE 2025

No dia 12 de janeiro foi registrado o primeiro homicídio de 2025. Célio Ramos Cabral, de 48 anos, foi morto a tiros no bairro Bom Jesus, nas imediações do cemitério público.

O segundo assassinato do ano ocorreu no dia 14 de janeiro, Luiz José de Campos, de 61 anos, também foi morto em sua residência na Rua Dois, no bairro Bom Jesus.

Continua depois da publicidade

A 3ª vítima foi Cícera Rejane da Silva, de 35 anos, foi morta em sua residência no dia 19 de janeiro, na Rua João Antunes de Lima, Quadra 09, no bairro Vila Bela. A Polícia Militar encontrou muitos objetos quebrados na sala e sinais de uma possível luta corporal.

A idosa Alzira Emiliana de Oliveira, de 87 anos, foi encontrada sem vida e amarrada em sua residência da Avenida João Gomes de Lucena, nº 3180, em frente ao viaduto, no bairro São Cristóvão. A suspeita é que ela tenha sido vítima de um latrocínio no início da tarde do dia 30 de janeiro. Esta foi a quarta vítima.

O empresário serra-talhadense Carlos Roberto Leite, 64 anos, foi o quinto homicídio registrado no ano. Ele foi alvejado com vários tiros na manhã do dia 8 de fevereiro, no bairro Alto da Conceição. O Farol confirmou a morte com o Hospital Eduardo Campos (HEC).

Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)

O jovem José Matheus Nunes Tavares, de apenas 23 anos, morador da Quadra 12, do bairro Mutirão, foi morto a tiros por uma dupla em uma motocicleta por volta das 21h. O sexto assassinato do ano aconteceu nas proximidades da Cobal, na Rua Raimundo Airton Rodrigues dos Santos, no dia 15 de fevereiro.

No início da noite do dia 26 de maio, a Polícia Militar confirmou o 7° homicídio em Serra Talhada. Um homem, identificado cono Joacir Lopes da Silva, de 56 anos, foi morto a tiros em um ponto de mototáxi. O Farol apurou que o crime aconteceu nas proximidades do Posto São Cristóvão, às margens da BR-232.

Continua depois da publicidade

Após 24 horas, Serra Talhada registra a oitava morte na noite do dia 27 de maio, no bairro Tancredo Neves. Um homem identificado como José Livonaldo Lima Ferreira, vulgo Ié-Ié, 38 anos, foi executado a tiros na Rua Vinte.

O Farol confirmou o 9° homicídio junto a Polícia Militar. O fato ocorreu por volta das 21h, do dia 30 de maio. A vítima foi identificada como Cícero Beserra Ferreira, de 32 anos. O crime ocorreu na Rua Santa Elena, no bairro Tancredo Neves.

No dia 27 de junho, Tiago José de Souza Silva, de 39 anos, morador do bairro Caxixola, caiu morto Rua Oscar Barbosa Nogueira, popularmente conhecido como Beco do Rio. Ele foi a 10ª vítima de homicídio no ano.

O 11º assassinato vitimou um homem ainda não identificado, que foi morto nas imediações do Sítio Grotões, na zona rural de Serra Talhada, na noite do dia 6 de julho.

Serra Talhada registrou o 12º homicídio na noite do dia 17 de julho. Um jovem identificado como José Armando Pereira Diniz, de apenas 22 anos, foi morto a tiros no bairro da Cohab, com duas perfurações de arma de fogo. Ele foi morto na Rua Heneias Inácio de Oliveira e trabalhava como auxiliar de serviços gerais.

Continua depois da publicidade

No bairro da Cohab, um homem identificado como Maurício de Almeida Gomes da Cruz, natural de Mirandiba, Sertão Central, foi a 13ª vítima de assassinato após ser alvejado com disparos de arma de fogo e morreu no dia 2 de agosto.

O segundo feminicídio do ano aconteceu no dia 19 de agosto. Uma mulher identificada como Maria Francisca de Moura Silva, 42 anos, foi morta com 18 golpes de faca no Sítio Santana, na zona rural de Serra Talhada.

O 15º crime ocorreu no dia 25 de setembro. A vítima se chamava Jeferson de Alencar Lima, de 29 anos, mototaxista popularmente conhecido como “Dão”.

O agricultor José Carlos de Siqueira Cardoso, conhecido como “Carlinhos Bala”, de 36 anos, 16ª vítima foi encontrada morta no dia 1º de outubro dentro da caatinga, próximo à comunidade de São Paulo dos Lacerda, na PE-414, Zona Rural de Serra Talhada.

A 17ª vítima foi identificada como Antônio Marcos Domingos da Silva, de 39 anos, morador do bairro São Cristóvão, no dia 4 de outubro. Ele foi baleado e morto enquanto estava em um espetinho na Avenida Triunfo, em Serra Talhada.

Um homem identificado como Luciano de Melo Sabino, 26 anos, foi morto a tiros na noite do dia 14 de novembro, no bairro da Cohab, em Serra Talhada. O 18º crime aconteceu nas proximidades da UBS. As primeiras informações dão conta que houve uma perseguição.