Por Paulo César Gomes, Professor, escritor, âncora e colunista do Farol
Segundo as regras do xadrez, o jogador que possui as peças brancas obrigatoriamente inicia o jogo. Pois bem, segundo fonte sebastianista, que em ‘off’ relatou a este colunista, o presidente estadual do Avante, Sebastião Oliveira, optou por jogar com as peças pretas, deixando que as brancas sejam usadas por Márcia Conrado, sua aliada em 2024, e com a qual selou um acordo com várias testemunhas, de que receberia seu apoio para deputado estadual em 2026.
Agindo assim, Oliveira adota o estilo ‘Sebá Dalai Lama’, porém, não é recolhido em uma montanha meditando. Ele está montando as suas peças pretas para colocar no tabuleiro e vir turbinado de energia para a disputa de uma cadeira na ALEPE. Por outro lado, o grupo mais ‘avolroçado’ do Avante, sonha com o retorno urgente do ‘Sebá Balboa’, na versão 5.0.
O 5.0 é uma alusão ao filme “Rocky Balboa V”, nele, o ex-pugilista é convencido a treinar o jovem Tommy Gunn. Rocky treina o rapaz e o leva inclusive para morar em sua casa, tratando como um filho. Rapidamente o pupilo de Balboa se torna um campeão mundial do boxe. No entanto, o jovem campeão trai o seu mentor e se alia a um novo empresário, deixando de lado Balboa.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Nas cenas finais do filme, em um gesto de arrogância e prepotência, o jovem vai até a casa do seu ex-mentor e o desafia a uma luta. Rocky tenta convencer Tommy a desistir e repensar sua vida e a fazer uma escolha pelo caminho do bem. Tommy ignora Balboa. Rocky, mesmo envelhecido, derrota o jovem Tommy. Claro que qualquer semelhança com a política local é mera coincidência. Contos cinematográficos à parte.
O momento cobra de Márcia Conrado, assim como de Marília Arraes, um posicionamento oficial sobre o apoio a Sebastião Oliveira para deputado estadual em 2026. Se mantiverem o compromisso de 2024, mostrarão que são mulheres de palavras e dignas da confiança não só do povo serra-talhadense, mas do povo pernambucano.
Do contrário, se mantiverem o exemplo de Tommy, correrão o risco de serem rotuladas de “duas traíras” e poderão possivelmente conhecer a força política de ‘Sebá Balboa 5.0’.
16 comentários em Sebastião começa a jogar o ‘xadrez da política’ e pode retomar estilo ‘Balboa’