O ex-deputado e presidente do Avante em Pernambuco, Sebastião Oliveira, foi o convidado do programa Falando Francamente, na TV Farol, nessa quarta-feira (22). Por cerca de 1 hora, Oliveira debateu o presente e o futuro de Serra Talhada, ratificou que que quer ser majoritário na capital do xaxado, e em determinado momento, divergiu da prefeita Márcia Conrado, ao ser questionado dobre o anúncio da governadora Raquel Lyra, que fará a duplicação da BR-232 do trecho entre Arcoverde a Serra Talhada.
“Você acredita que eu tenho olhos azuis? Você acredita que eu vou namorar com Angelina Jolie neste fim de semana? É a mesma coisa. Eu fui secretário de transportes por duas vezes e nas duas vezes, eu tinha ao meu lado, no ministério dos transportes, dois amigos. O primeiro era o senador do Amazonas, que era amigo pessoal de Inocêncio Oliveira e me recebia sem nem eu marcar. E na segunda, nós tivemos Maurício Quintela, que era meu amigo pessoal. Então, para se trazer uma obra delegada. O que é uma obra delegada? A BR-232 não é do estado, é do governo federal. Primeiro precisa da delegação do trecho. Essa é a coisa mais trivial, para se começar uma duplicação em que o trecho esteja delegado a Pernambuco”, disse Sebastião Oliveira, colocando uma ‘lupa’ sobre o fato.
“O trecho não está delegado a Pernambuco. Este trecho é do DNIT. Você vai no Ministério dos Transportes, não tem nenhuma prioridade nos primeiros quatro anos do Governo Lula, de duplicação de rodovia da 232, depois de São Caetano. A partir disso, você tem que preencher toda instrução normativa, que precisa de estudo de viabilidade técnica econômica ambiental, que não existe aí, depois precisa saber se a licitação vai ser na modalidade de RDCI ou não, construir o relatório de impacto ambiental”.
DESAFIO A GOVERNADORA
Em outubro do ano passado a prefeita Márcia Conrado vibrou com o anúncio da duplicação da rodovia (veja matéria abaixo), mas durante o programa, Sebastião Oliveira justificou o ceticismo quanto a possibilidade da obra sair do papel, e fez até um desafio a governadora.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
“Só isso, pra licitar e construir é um ano e meio, então, eu lanço um desafio a governadora Raquel Lyra. Se ela, duplicar a 232 até Serra Talhada, até o final do mandato dela, ela não precisa nem pedir a mim, eu vou votar e fazer campanha nem que ela não queira. Sabe qual é a possibilidade disso acontecer? É zero. Deixe de enrolar o povo pernambucano. Deixe enrolar o povo sertanejo, que é um povo decente, direito. Você não tem uma marca e vai duplicar a BR 232? Você não duplicou uma PE até agora, que é a coisa mais fácil do mundo, que tudo depende de você e vai duplicar um negócio que depende 80% do governo federal? Pare de enrolar meu povo!”, concluiu.
Veja a entrevista com Sebastião abaixo
Leia também:
17 comentários em Sebastião diverge de Márcia e critica Raquel sobre duplicação da 232