josemberguesApesar de Serra Talhada cravar 38 homicídios só este ano e existir um clamor popular pela instalação de câmeras de segurança no centro da cidade, o secretário de Governo, Josembergues Melo, um dos principais conselheiros do prefeito Luciano Duque, admitiu que o sistema de segurança não é prioridade do governo, apesar de ter sido uma promessa feita durante a campanha eleitoral de 2012.

“O prefeito não vai se furtar de ajudar a implantar esse tipo de serviço, mas nós estamos diante de um cenário que você deseja ter dez coisas, mas só pode ter cinco. Então, você escolhe aquelas cinco que você acha que são prioritárias. Lógico que eu também não estou dizendo que colaborar com segurança não seja necessário, não seja importante. Mas a gestão entendeu que outras coisas ao nosso ver foram mais importantes”, admitiu o secretário, durante o Programa Farol de Notícias.

Mesmo declinando do compromisso assumido em 2012, Josembergues Melo justificou que as dificuldades financeiras impediram avanços na segurança e o prefeito Luciano Duque teve que fazer escolhas. “O prefeito diante de uma situação difícil a nível local, a nível regional, a nível nacional, é como ele sempre colocou; ‘governar é fazer escolhas’, então ele começou a aplicar, a empregar um tipo de administração que realmente fosse carreado dinheiro, recursos para aquelas obrigações essenciais e do município. Ou seja, a gente sabe muito bem que segurança pública é uma atribuição do governo do estado”, ressaltou.

INEFICÁCIA

Ainda durante a entrevista, Josembergues Melo se mostrou descrente sobre a eficácia das câmeras como instrumentos inibidores da violência.

“Eu posso estar leigo e posso estar falando até alguma bobagem. Aqui já foi noticiado pela imprensa que um certo comércio já foi assaltado quatro vezes, me parece que tudo foi filmado e continua tendo essa reincidência. Lógico que as câmeras colaboram e muito, mas não vai ser a panaceia, não vai ser o elixir da questão da segurança em Serra Talhada. Então, o município também vai colaborar. Não ser o protagonista, evidentemente, mas vai colaborar para que diminua esse índice de criminalidade em Serra Talhada”, garantiu Melo.