Creche
Creche – Imagem ilustrativa

Uma informação não foi alardeada pelo governo Márcia Conrado, mas não passou despercebido entre os envolvidos no monitoramento da educação.

Na segunda quinzena de abril, o governo de Pernambuco divulgou o resultado Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (Saepe) referentes ao ano de 2024, e Serra Talhada não teve um bom desempenho. Municípios como Calumbi e Triunfo, por exemplo, fizeram ‘barulho’ com os resultados, porque estão à frente da capital do xaxado.

Uma educadora, em conversa com o Farol, apontou falhas que justificam o atual desempenho. “O Saepe, avalia anualmente, os segundos, quintos e nonos anos. Serra Talhada caiu drasticamente no segundo ano, alfabetização em Matemática e não cresceu em Língua Portuguesa. O município que tinha crescido em alfabetização, voltou a cair”, disse a educadora, reforçando: “Nos quintos e nonos anos que já não estava bom, também não subiu, permanece no que estava”.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Segundo a educadora, não houve uma divulgação do desempenho entre as cidades do Sertão do Pajeú, uma vez que não tem como comparar cidades maiores com menores, mas que Serra Talhada perdeu muita força na disputa.