
O município de Serra Talhada ficou na 23ª posição no ranking do IDEPE-Índice de Desenvolvimento da Educação em Pernambuco – em 2024. O resultado foi divulgado nessa quarta-feira (15) pela Secretaria de Educação de Pernambuco. O índice avalia a performance dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, via prova do Saepe.
No geral, não foi ruim para a capital do xaxado, levando em consideração os 184 municípios de Pernambuco, mas levamos ‘um banho’ de 9 cidades menores.
Pontuamos com 6.82, mas conforme estatística abaixo, ficamos devendo uma resposta mais ousada.
Receba as manchetes do Farol primeiro no canal do WhatsApp (faça parte)
QUEM ESTÁ NA FRENTE
Triunfo pontuou com 6,97, Flores (6,98), Itapetim (7,05), Iguaracy (7,16), Calumbi (7,16), Carnaíba (7,26), Brejinho (7,26), Solidão (7,94) e Quixaba (7,89). Todos no Sertão do Pajeú.
Também brilharam Carnaubeira da Penha com 8,25 e Custódia com 8,39.
EDMAR FICOU FELIZ
Nesta quinta-feira, a reportagem do Farol provocou o gestor da pasta da Educação, Edmar Júnior, sobre o assunto, e muito tranquilo, o secretário de Márcia Conrado relatou que há motivos para comemoração.
“A gente fica muito feliz pela essa nota que alcançamos, 6.8, a gente avançou bastante. Serra Talhada tem se destacado tanto a nível regional como a nível estadual. É uma rede grande, uma rede de mais de 12 mil alunos, quase 13 mil alunos. Às vezes uma comparação com os municípios que tem mil alunos, dois mil alunos, não é tão válida porque o nosso desafio é bem maior”, disse o secretário, reforçando:
“A gente, junto com os institutos que nos prestam assessoria, a gente gosta de comparar com municípios acima de 40 mil, acima de 80 mil. E se a gente colocar municípios acima de 40 mil habitantes, Serra Talhada há muito tempo vem se destacando a nível do estado. Vem sempre em primeiro lugar em todas as avaliações, alfabetização, no Ideb, e assim a gente fica muito feliz por esse resultado”.
Os fatos de Serra Talhada e região no Instagram do Farol de Notícias (siga-nos)
TRABALHO COLETIVO
“É um trabalho de muitas mãos, trabalho intenso da gestão municipal, da secretaria, de todos os envolvidos no dia a dia, como nossos diretores, coordenadores, nossos profissionais de ensino. Então esses avanços são muito significantes”, disse Edmar Júnior.
Na opinião dele, há avanços no pós-pandemia na educação de Serra Talhada.
“Acho que depois da pandemia para cá, os avanços foram significativos. Serra Talhada está muito feliz pelo resultado, tem figurado muito bem a nível do estado. Comparando-se, como eu falei, com as redes maiores, ninguém tem uma nota maior do que a gente. Municípios de grande porte, municípios melhores economicamente que Serra Talhada estão atrás. A gente vê algumas redes comemorando notas abaixo de 6, a gente já passou dos 6.8 e a gente vai sempre trabalhar dessa forma para melhorar, prestar educação melhor para os nossos jovens, para as nossas crianças”.
Durante a entrevista, Edmar Júnior também declarou que Serra Talhada é referência para o Nordeste em educação.
“Estou muito feliz. Vamos trabalhar mais forte ainda para que os nossos índices sejam cada vez maiores. Vale mencionar que Serra Talhada tem esse destaque a nível de Nordeste também. Recentemente, uma empresa fez um ranking e de acordo com ele Serra Talhada figurava entre as 8 melhores redes de ensino público do Nordeste. Então, isso é algo muito positivo para a gente também”.
10 comentários em Serra Talhada crava a 23ª posição no Idepe, mas fica atrás no Pajeú