Serra Talhada manteve índices altos de violência contra a mulher em 2024

Fotos: Farol de Noticias-Duda Rebeka

Diante da incidência dos casos em Serra Talhada o combate a violência contra a mulher foi  pauta do Programa Falando Francamente, da TV Farol de Notícias no Youtube. Giovanni Sá recebeu nesta terça-feira (28), a Secretária da Mulher, Vera Gama; e a advogada do CEAM, Simone Soares.

Juntas elas atuam à frente do Centro Especializado de Atendimento a Mulher (CEAM), promovendo ações que visam o combate e enfrentamento da violência em Serra Talhada. Ao longo do bate-papo a dupla trouxe um balanço de casos registrados nos últimos anos na cidade.

Em 2023, o município registrou 548 boletins de ocorrência de casos de violência contra a mulher, e em 2024, foram 547. Ainda em 2024, o CEAM atendeu 306 mulheres e realizou 848 atendimentos. Os números são bastante altos e refletem a importância do serviço prestado à população.

A secretária avalia como positiva atuação do CEAM no município e pede também o apoio e engajamento da população nesta luta, que considera coletiva. Ainda neste sentido, Vera reconhece o importante papel que a gestão municipal tem desempenhado nas ações voltadas a mulher.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Serra Talhada manteve índices altos de violência contra a mulher em 2024

“Serra Talhada está de parabéns, porque está com um ano de atuação da Secretaria da Mulher. Fez um ano no dia 13 de janeiro e o balanço é positivo. Para se ter uma ideia, eu tive uma reunião em dezembro, com o 14º Batalhão e com todos os envolvidos na questão da violência, para saber qual a política que a gente atuava, que não tinha feminicídio. O último tinha sido em 2022, quando uma mulher que era assistida pelo CEAM”, declarou Vera, continuando:

“Ela pediu para tirar a medida protetiva e ele veio e matou. Então, somos referência. Eu sempre digo que a rede de proteção funciona, mas para isso, precisamos também, que a população nos ajude, que a sociedade denuncie, procure o CEAM, a Policia Civil, o 14º batalhão, porque a gente trabalha de mãos dadas e para isso, vamos sediar no dia 7, a primeira formação de uma câmara técnica, que é o envolvimento de todos que combatem a violência contra a mulher”.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

 

CEAM DE SERRA TALHADA

O CEAM conta com uma equipe de profissionais como técnicas, advogada, psicóloga e assistente social, que atua em conjunto com a delegacia, para atender demandas de violência contra a mulher e garantir os seus direitos.

“A gente precisa entender que a gente não pode adivinhar que uma mulher está sofrendo violência, por isso, é importante que a sociedade nos ajude, seja até mesmo fazendo uma denúncia anônima. A gente precisa de cada um de vocês. Somos uma equipe que trabalha sempre na prevenção” relatou a advogada.

Se você é uma vítima ou conhece alguma mulher que sofre violência busque um dos serviços abaixo:

  • Central de Atenimento à Mulher: 180
  • Central do 14º Batalhão: 190 ou (87) 99995-4641
  • Polícia Militar: (87) 3831-9200
  • Patrulha Maria da Penha: (87) 98877-2106
  • Patrulha da Mulher – 24h: (87) 99975-8704
  • Ouvidoria: 0800 281 8187

CONFIRA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA