ST participa de Inventário do Forró no interior de PE

Publicado às 05h47 desta quinta-feira (27)

A Fundarpe realiza um projeto que pretende inventariar o forró em todo o estado de Pernambuco e Serra Talhada está no radar do catálogo para incluir a música produzida na capital do xaxado. O projeto percorrerá o interior nos municípios de Caruaru, Bezerros, Garanhuns, Santa Cruz do Capibaribe, Arcoverde, Serra Talhada, Sertânia, Petrolina, Bodocó, Exu, Tacaratu e Floresta. A iniciativa é financiada Funcultura com parceria do Instituto Iphan, do Governo Federal.

O projeto está sendo realizado pela Associação Respeita Januário e tem como dirigentes os músicos-pesquisadores Climério de Oliveira Santo (Coordenador Geral), Carlos Sandroni (Coord. Regional do Sertão) e Amilcar Bezerra (Coord. Regional do Agreste).

Há algumas semanas uma equipe está trabalhando no inventário do forró em Serra Talhada, formada pelos pesquisadores Professor João Henrique Lúcio de Souza (UFRPE), Ítalo Fernandez da Silva (UFPE) e Gabriel Arimateia de Souza (UFPE) e conta com o apoio local de Teilene Nogueira (Taí Nogueira) e de Leidjan (Xuxa) da Casa da Cultura.

ST participa de Inventário do Forró no interior de PE

Em Serra Talhada a equipe já visitou, conversou e registrou vários ícones do forró local como Assissão, Júnior Luthier, Lourinaldo (Louro dos 8 baixos) único folista de 8 baixos da região, os sanfoneiros Luiz de Dande, Gildo Alves, Silvio Ricardo e a jovem Natália, os percursionistas Danilo, D. Marina e João de Dande, além do compositor Ray de Serra e da cantora Taís Nogueira. A pesquisa continuará no mês de maio, registrando e propondo políticas públicas para salvaguardar nosso forró.

O “forró” é um ritmo, canto, dança e música tradicional do Nordeste brasileiro, um bem imaterial, intangível. Quer dizer que não pode ser tocado. Mas, podemos citar um sanfoneiro, um dançarino, um apologista ou uma festa de forró, elementos que compõe e fazem o forró ser reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, dessa forma, o inventário do forró torna-se importante para subsidiar as políticas de preservação do mesmo.

Se você é forrozeiro ou conhece alguém que faz parte da cadeia produtiva do forró entre em contato com nossa equipe através do whatsapp (87) 99637-5884.

ST participa de Inventário do Forró no interior de PE ST participa de Inventário do Forró no interior de PE ST participa de Inventário do Forró no interior de PE