Em meio a desastres ambientais e ataque aos direitos dos povos originários, Petrônio e as Criaturas lançam no dia 29 de maio de 2025, a canção Encurralados, de autoria do serra-talhadense Tico Gonçalo. Cruzando três décadas desde sua concepção a canção permanece atual citando desmatamentos, incêndios criminosos, a morte da flora e fauna brasileira para trazer vantagem para alguns grupos financeiros que sustentam a política predatória no Brasil. Uma canção de muita relevância histórica, que traz a força da poesia do Pajeú com seus termos e expressões, citando sua vegetação típica.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
A interpretação fica a cargo do serra-talhadense Petrônio Lorena (voz e violões), Ugo Barra Limpa(sonoplastias e shruti-box), Nana Millet(percussões), com a Produção musical de D Mingus, multi-artista pernambucano, que também tocou baixo, flauta, programação de bateria. A levada é uma batida folk psicodélica com o pulso do Toré, ritmo dos povos originários do sertão nordestino.
“Encurralados” celebra a poesia e música do grande Tico Gonçalo, autor de Vaqueiro Ferruado, Porcelana Rara, Alpercata de Rabicho e tantas obras importantes da música da região do Pajeú.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
A canção entra no ar no dia 29 de maio com a distribuição pela Tratore nas plataformas: Spotify, Apple, Deezer, Tidal, Amazon music e YouTube. Para salvá-la nos seus aplicativos de música basta clicar no link abaixo e fazer o pré-save:
https://tratore.ffm.to/encurralados
Seguem abaixo aos vídeos ao vivo da música em São José do Egito e durante a Pandemia
https://www.youtube.com/watch?v=T-xn3Z-Turg
https://www.youtube.com/watch?v=iV1fplbzXm4
https://www.instagram.com/p/DElLvkLuMq1/?hl=pt-br