Nesta quinta-feira (25) a matéria de capa do FAROL foi o anúncio do início das obras do shopping center de Serra Talhada, que devem começar a partir da próxima segunda-feira (29). A garantia partiu do engenheiro civil serratalhadense, em conversa com o FAROL, Carlito Godoy, proprietário da WJC Construtora e Incorporadora, com sede em Salvador (BA), responsável pela obra. 

A reportagem do FAROL foi às ruas saber da opinião pública com relação ao início das obras do shopping center. Será que povo acredita que essa obra será realmente concluída em dois anos? Como fica o comércio local? A maior parte dos entrevistados, mesmo desconfiados, acreditam que a obra será concluída e teremos uma grande empreendimento comercial e de lazer na Capital do Xaxado. Veja o que pensam os serratalhadenses: 

FALA POVO – SHOPPING CENTER  

DSC_0174José Almeida, motorista aposentado: “Aqui em Serra Talhada, falando francamente, eu não acredito em quase nada, se sair será bom para nós, para a população geral. Precisamos dar mais movimento para a cidade, ter para onde a pessoa ir, mesmo que não vá comprar mais vai olhar, vai passear. Eu gostaria muito que isso acontecesse. Só que eu não acredito. Faz muito bem a cidade e a população, tenho um comércio aqui e eu acho que não vai me prejudicar em nada. Dependendo se sair mesmo essa obra, é bem capaz que eu coloque loja lá, é mais uma oportunidade de negócio. Será uma ótima oportunidade de lazer também, vamos ter mais possibilidades”.

 

DSC_0144

Eliene Gomes, empresária: “Eu acho que será bom para a cidade, porque é desenvolvimento. Eu acho que vai melhorar, teremos mais visitantes. O pessoal virá para a cidade passear, comprar no shopping, mas vai comprar também no comércio. Por enquanto eu não penso em colocar loja lá no shopping, prefiro minha loja no centro da cidade, mesmo não estando como antes, mas as vendas estão boas. Eu espero que melhorem, porque eu acho que será um bom empreendimento para a cidade, além de termos também o lazer que é algo muito importante”.

 

DSC_0148

Cícero Rodrigues, agricultor: “Eu não sei nem dizer direito, pode ser que melhore. Talvez seja bom, melhore o comércio. Eu acho que vai sair essa obra, é para sair, agora ninguém sabe se vão conseguir colocar essa obra para frente. A gente espera que saia. Se sair, com certeza vai ser uma boa oportunidade de levar minha filha para passear, se divertir”.

 

 

Layane Bruna, estudante: “Não, eu não acredito que as obras do shopping center de Serra Talhada irão DSC_0162ser finalizadas, porque não estão saindo outras obras, quanto mais um shopping center agora. Se sair essa obra vai ser bom para os grandes empresários que podem transferir as lojas para lá, mas para o pequeno empresário não vai ser bom, não. Pode enfraquecer o pequeno empresário, a população mais jovem como a gente vai querer ir para o shopping. Não vai querer andar aqui na rua, vai querer estar no shopping. Creio que trata sim opções de lazer para a cidade, aqui já não temos nenhuma, então eu acho que vai trazer mais lazer”.

 

DSC_0156Jackson Fagner, produtor cultural: “Eu acho que já passou do tempo de Serra Talhada ter iniciado essa ideia e ter um grande empreendimento quanto é um shopping center. Serra é uma das cinco principais cidades de Pernambuco e necessita de ter um shopping. Não vai beneficiar só a nós, mas toda a região. Vamos ter certa queda nas vendas, mas logo em seguida com a fixação do shopping todas as lojas serão beneficiadas porque não terá só a população serratalhadense, como disse anteriormente teremos daqui e de toda a região. Serra Talhada tem uma abrangência de quase 45 municípios ao redor dela, no Sertão do Pajeú. Temos um porte muito grande de mais de 400 mil habitantes da região, então, as lojas vão ser sim aquecidas”.

 

Regina Gualberto, líder comunitária: “Eu espero que seja uma obra que venha a iniciar e tenha fim, e que venhaDSC_0157 beneficiar todos os serralhadadenses. Eu acho que, se tiver, como tem um trabalho conjunto, se trabalhar junto com a CDL, com o polo de Serra Talhada, que é muito grande e cada vez mais trazer melhorias para a cidade, será um bom empreendimento. Que traga melhorias no sentido técnico também, porque tem muita gente que não consegue trabalho. Temos muitas lojas em Serra Talhada, mas também temos muita gente desempregada e com certeza isso pode ajudar bastante. E com certeza vamos ter também muitas opções de lazer e em todos os sentidos”.

 

DSC_0167Antônio Andrade, agropecuarista: “Garantido de sair eu não sei, sei que essa promessa vem de longe. Se sair vai ser bom para Serra Talhada e para todo mundo. Eu acho que não tem como prejudicar o comerciante local porque toda cidade grande tem e não prejudica. Como vai prejudicar aqui? Vai ser mais uma vantagem para Serra Talhada. Num dia de domingo a pessoa pode passar no shopping passeando, eu saio daqui para Juazeiro do Norte para resolver as coisas, mas a maior parte do tempo é para passear no shopping também”.

 

SHOPPING SERRA: FAROL foi às ruas ouvir a opinião da população sobre o início das obras

Ivana da Costa, vendedora: “Olha, confiar a gente não confia, porque falam que vai sair esse shopping center está nesse sai ou não sai. Já tem um tempo que eles falam, agora a população vai esperar para ver se ele vai ser construído realmente. Pode ser que faça bem ao comércio local, reabrindo lojas, trazendo outras lojas aqui para Serra, tem grandes lojas que aqui não têm e que a população quer que venha. Essa vai ser uma grande oportunidade de diversão para a cidade”.

 

DSC_0177

Beto do Batukão, empresário: “Rapaz, pelo que eu estou vendo aí, eu acho que vai sair. Serra Talhada já merece um shopping, tem outras cidades pequenas aí que já tem shopping e Serra também tem que ter, merece ter um shopping. Vai fazer bem ao comércio local, eles vão baixar o preço, apertar a concorrência para o povo não ir para o shopping. Com certeza teremos mais opções de lazer, já era para ter um shopping aqui, no sábado e domingo não temos aonde ir com as crianças, tendo um canto disponível fica bem melhor”.

 

Marcelo Mourato, empresário: “Eu acredito que vai sair sim, porque os empresários estão a par da situação, DSC_0188estão correndo atrás. Pelo que eu tenho ouvido, o presidente da CDL está correndo atrás junto com os outros empresários, não só com relação ao shopping, mas com o aeroporto também. eu acredito que mais cedo ou mais tarde deve estar saindo, a gente confia que dê certo para a evolução da cidade. Depende muito das marcas que vão trabalhar por lá, se acontecer dessas empresas que vão colocar stands e lojas no shopping colocarem os preços mais altos, geralmente em capitais é assim, isso não vai afetar o comércio em geral. Claro, teremos mais opções de lazer, eu acho que a cidade está evoluindo, está crescendo. Tudo que vier para somar é benéfico”.