Galo Gigante será desmontado neste domingo (9) - Foto: Walli Fontanelle/Folha de Pernambuco
Galo Gigante será desmontado neste domingo (9) – Foto: Walli Fontanelle/Folha de Pernambuco

Com informações do FolhaPE

Começou a ser desmontado na manhã deste domingo (9), o Galo Gigante, na Ponte Duarte Coelho, bairro da Boa Vista, no Recife.

O trabalho de desmontagem iniciou por volta das 8h da manhã de hoje e só deve ser concluido por volta das 18h deste domingo.

Um dos principais simbolos do Carnaval no estado de Pernambuco, a escultura homenageia o maior bloco de Carnaval do Mundo: O Galo da Madrugada. Neste ano, ele teve 32 metros de altura, cinco metros maior que nos outros anos.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Ao todo, o Galo possui 49 partes, entre recortes de  garrafas pets, tampas, tecidos e muitos outros materiais. Ele foi desenvolvido pelo multiartista Leopoldo Nóbrega e pela designer Germana Xavier.

Para a realização da desmontagem, foi escalada uma equipe de 32 pessoas. De acordo com um dos responsáveis pelo serviço, são aproximadamente 850 parafusos, segurando a estrutura do Galo Gigante.

Dinâmica do trabalho

Após a remoção dos tapumes, o guindaste gira o Galo para que ele possa ser abaixado, e assim a pelagem e toda a roupa começa a ser retirada. É o Galo Gigante que vai descansar para o Carnaval do próximo ano.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

O Galo reinou majestosamente sobre a ponte durante dez dias. Para isso, o trânsito na região foi modificado, uma vez que a Duarte Coelho foi interditada. A partir de hoje, o fluxo volta ao normal no centro do Recife.

Dezenas de pessoas acompanharam o processo, mostrando que a escultura se trata de um evento, desde a montagem.

Estrutura

A alegoria foi 100% reciclável e revestida com mais de 20 mil garrafas PET de dois litros doadaspelo público em mais de 130 pontos de entrega voluntária da Prefeitura do Recife.

Também foram usadas peças confeccionadas de pneus, lonas de outdoor, lonas de cortina, canos PVC e muitos outros equipamentos sustentáveis.

A arrecadação do material que compõe a escultura foi feita em parceria com cooperativas de catadores de recicláveis.

Temáticas abordadas em 2025

* Inclusão social, homenageando a população neurodivergente (TEA);
* Referências ao meio ambiente e aos Jardins Históricos do Recife de Burle Marx;
* Homenagem aos catadores de recicláveis como protagonistas da educação ambiental;
* Figuras lendárias e representativas do Carnaval pernambucano, como os caretas (Triunfo), caiporas (Pesqueira), papangus (Bezerros), caboclos de lança (Nazaré da Mata), “La Ursa” (legado dos povos ciganos em várias cidades pernambucanas) e o próprio “Bacalhau do Batata” (bloco de Olinda que marca o fim do período carnavalesco).