Do G1 Mundo
polícia grega anunciou, nesta sexta-feira (20), a prisão de um homem de 32 anos sob suspeita de terrorismo.
Segundo a agência Reuters, o suspeito é de origem síria e foi preso na quinta-feira (19) em Alexandrópolis, no norte do país.
Ele negou as acusações e, aos repórteres, gritou “eles são mentirosos”, segundo a Associated Press. O suspeito foi apresentado nesta sexta à promotoria, e deve apresentar sua defesa no começo da semana que vem.
“Estamos investigando sua participação em atos terroristas cometidos no passado, fora da Grécia”, contou uma fonte policial à agência Reuters.
De acordo com a Efe, ele chegou à Grécia com sua família em 2016 pela ilha de Leros, viveu em um acampamento de refugiados em Salónica, junto com sua esposa e seu filho, e em um apartamento de Atenas, onde foram encontrados materiais que, segundo as autoridades, provariam sua vinculação terrorista.
A polícia segue examinando o telefone do suspeito e outros dispositivos eletrônicos que podem ajudar a esclarecer se ele era ou não ligado ao Estado Islâmico antes de chegar à Grécia.
De acordo com a Efe, em setembro sua esposa apresentou uma denúncia de maus-tratos contra ela e seus filhos, e dias depois ela mesma confirmou à polícia que o homem teria participado de atividades do Estado Islâmico, fazendo com que as autoridades emitissem uma ordem de detenção.