Após explosão, SpaceX recebe autorização para voar com o maior foguete do mundo - Imagem: SpaceX
Imagem: SpaceX

Com informações do Olhar Digital

Se Elon Musk planejava realizar 25 voos da Starship em 2024, as duas explosões nos dois primeiros (e únicos) lançamentos do maior foguete do mundo podem ter adiado seus planos. Mas a SpaceX acaba de receber uma luz verde da Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA) para tentar novamente – embora com regras mais rígidas.

A autorização, concedida nesta quinta-feira (22), vem após a conclusão da investigação sobre o último acidente, ocorrido durante o voo de teste da Starship 8. A FAA já havia ampliado o limite de lançamentos anuais da base no Texas, mas ainda faltava o aval para o próximo decolar.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Desta vez, porém, a permissão veio com ressalvas. A agência afirmou que os dois acidentes anteriores aumentaram os riscos de falhas futuras e, por isso, expandiu a zona de queda de detritos para 1.600 milhas náuticas (cerca de 29 mil km). Com a mudança, além do Texas, partes do Caribe agora estão na área de risco.

A FAA também determinou que a SpaceX só poderá realizar o próximo teste em horários “fora de pico”. O motivo? As falhas anteriores forçaram o desvio de dezenas de voos comerciais, causando transtornos no tráfego aéreo.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Quando será o próximo lançamento?

A SpaceX não divulgou uma data oficial, mas avisos à navegação aérea e marítima sugerem que a Starship 9 pode decolar já na segunda-feira (27). Se confirmado, será a primeira vez que a empresa reutilizará um componente do foguete: o propulsor do voo 7, que sobreviveu intacto ao teste anterior – diferentemente do estágio superior, que explodiu.