Fotos: Laís Gomes/Farol de Notícias
Fotos: Laís Gomes/Farol de Notícias

Nesta terça-feira (12), Giovanni Sá recebeu no Programa Falando Francamente, da TV Farol de Notícias no YouTube, o Sargento Kelson e o Tenente Generoso, do 3º Grupamento dos Bombeiros de Serra Talhada.

Em pauta, eles falaram sobre o Workshop para Gestão de Riscos Contra Incêndios em Bioma Caatinga, que é promovido pela Defesa Civil de Pernambuco, Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco e Defesa Civil de Serra Talhada e voltado para agentes das Defesas Civis municipais, com foco na gestão de risco contra incêndio em bioma de caatinga.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

O evento acontecerá no próximo dia 20, das 8h às 16h e as inscrições iniciam em breve. A programação contará com palestras de representantes do Prevfogo/IBAMA, Corpo de Bombeiros Militar de Roraima, Defesa Civil de Roraima, Defesa Civil de Pernambuco e Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco.

“Nos segundo semestres, há um aumento no número de incêndios em vegetação historicamente, devido há alguns fatores e principalmente, por ser a época mais quente do ano. A gente tem um aumento da temperatura, baixa umidade do ar e os ventos são mais forte, o que culmina na maior incidência de incêndios em vegetação e que em algumas vezes acontece de forma espontânea, mas, em grande maioria dos casos, a causa é humana”, explicou o Tenente Generoso.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

“Graças a Deus, o comando tem feito um trabalho de prevenção juntamente com o Prevfogo, tem ido s comunidades e tem trazido um resultado positivo em relação a baixa de incêndios florestais, em aŕeas vegetais. Graças a isso, reduzimos bastante o número de ocorrências de 2023 para 2024 e as dicas são de suma importância para que este indice continue caindo. Na zona rural, o pessoal que gosta de fazer o manejo, precisa seguir um processo, mas por falta de conhecimento, muitos moradores não conseguem fazer isso de forma apropriada”, analisou o Sargento Kelson, complementando:

“Para se fazer o manejo, é necessário pedir autorização a CPRH, eles vão passar todo o protocolo. As pessoas costumam fazer queimadas ao meio-dia, que é o pior horário para se fazer isto, que é quando temos alta temperatura, baixa umidade do ar e ventos fortes e pode fazer com que esta queima perca o controle, então se tiver que fazer, é necessário buscar a CPRH para conhecer o processo e fazer preferencialmente, a noite, quando a temperatura está mais baixa, a umidade mais alta e o vento mais fraco”, finalizou.

 

ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA