Por Messias Amorim, Jornalista e idealizador do Caatingeek
Não é um pássaro. Não é um avião. É o Superman! O Homem de Aço está de volta aos cinemas, assinado pelo diretor e roteirista James Gunn, abrindo o novo universo cinematográfico da DC Comics, o DCU. Mas… antes de falar do filme – que, adianto, chegou na hora certa – é importante recapitularmos a origem desse personagem, um dos principais símbolos da cultura pop; e o que ele representa. Vamos lá?
Superman apareceu pela primeira vez na revista Action Comics, em 1938, escrito por Jerry Siegel e desenhado por Joe Shuster. O herói surge em um momento delicado nos Estados Unidos, que enfrentavam a “Grande Depressão”, histórica crise econômica – que teve início em 1929 e perdurou por toda década de 30. Um ser superpoderoso, enviado pelo seu pai, que acaba se tornando “humano” e, com seus poderes, salva a humanidade. Parece familiar? Pois é! O primeiro herói de todos carrega fortes conexões com o Messias (meu xará), prometido rei na cultura judaica, enviado por Deus para trazer paz, justiça e restauração para Israel. Um símbolo de esperança para uma nação que, naquele momento, atravessava um dos maiores desafios da história.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
Esperança! Essa é a palavra. Superman ressurge para trazer essa essência de volta e mostrar que sua humanidade é também sua maior força. E que abordagem assertiva do James Gunn. O Filho de Krypton, agora interpretado por David Corenswet, nos faz folear páginas de quadrinhos na tela do cinema. O ator entendeu esse propósito e entrega um herói que ama, tem raiva, erra, cai, levanta… Ele está mais perto de nós e dos acontecimentos da vida real. Enquanto vemos Rússia x Ucrânia e Israel x Irã ganharem os noticiários, surge Kal-El (seu nome kyptoniano, que vem do hebraico e significa Estrela de Deus) para trazer um pouco de esperança. Que coincidência, não?!
O filme é político, emocionante e até bobo em alguns momentos – mas encanta. É uma produção otimista, que carrega referências de outros “Supermans”, como o clássico de 1978, interpretado pelo saudoso Christopher Reeve, animações e HQs. O herói tem mais cor e está mais próximo do sol. Um roteiro simples, que tem seus tropeços, principalmente por trazer vários elementos e deixar a história rápida demais em alguns momentos, mas que voa alto e deixa um saldo muito positivo – não apenas para leitores de quadrinhos, mas para o público em geral, que vai assistir um filme sobre humanidade.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Outro ponto positivo é Lex Luthor. O principal inimigo do Super, vivido por Nicholas Hoult, é o melhor do live-action. Obcecado pelo Homem de Aço e inteligente, ao mesmo tempo em que beira certa loucura. Genial! Além dele, destaque para Lois Lane (Rachel Brosnahan), o par romântico de Clark Kent, que traz química com o protagonista e ótimos diálogos. Por fim, claro que não posso esquecer: preparados para amar o Krypto? O cachorrinho rouba a cena e, sem dúvidas, vai ficar no coração do público.
Superman é bem dirigido e tem um elenco que se entrosou muito bem. É um filme que tem coração (e muito). O Azulão se preocupa com as pessoas ao mesmo tempo em que salva um esquilo. É o herói que precisávamos. Ainda um pouco ingênuo, mas pronto para amadurecer e, no futuro, encontrar outros personagens da DC nessa jornada, que estou empolgado para descobrir. O Superman está de volta, nos inspirando a olhar para cima!
Para celebrar esse retorno em grande estilo, Serra Talhada irá ganhar uma sessão exclusiva de Superman neste domingo (13), às 10h, no Cine A do shopping. Trata-se da Sessão Experience, organizada pelo Caatingeek (maior festival geek do interior do Nordeste), que traz experiências para além do filme. Além de conferir o super-herói na tela grande, o público irá contar com tatuagem removível; cosplay do Superman para fotos; sorteios, dinâmica, e imersão sonora com os temas do personagem. Os ingressos podem ser adquiridos pelo Instagram @caatingeek.
Nota: 4/5