Suspeita de ingerência política na liberação de animais no Zoonoses
Animais apreendidos – Foto: Ilustrativa

Leitores do Farol conversaram com a reportagem na manhã desta sexta-feira (19) para denunciar a soltura, sem o pagamento da multa, de animais apreendidos no Centro de Zoonoses de Serra Talhada.

Segundo o denunciante, a solicitação de liberação teve motivação política.

Pedindo anonimato, o serra-talhadense  explicou que na quinta-feira passada cerca de 16 cabeças de gado foram apreendidas pelo zoonoses.

Para o resgate do rebanho, os proprietários deveriam desembolsar a quantia de R$ 100 por cabeça.

Entretanto, os leitores informaram que os animais foram liberados sem que o dono pagasse um centavo.

“Saíram  todos pela porta da frente, sem pagar nenhum centavo ao erário, a pedido político, gerando um prejuízo de R$ 1,6 mil para o município. A prática de liberar os animais para uns e para outros não”, desabafou um dos denunciantes, continuando:

“É comum, a depender do pedido de um vereador ou da amizade em alguma secretaria. Enquanto isso, os acidentes vão se perpetuando ao longo das vias públicas, tirando as vidas dos inocentes que não têm qualquer culpa de proprietários irresponsáveis”.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão (clique aqui)

OUTRO LADO

A reportagem do Farol conversou com o médico veterinário Jakson Carvalho que explicou estar afastado do Centro de Zoonoses em decorrência do falecimento de seu pai.

O gestor esclareceu que quando vão buscar seus animais os proprietários são orientados a assinarem um termo se comprometendo a não soltar mais o rebanho em vias públicas.

Sobre a liberação sem pagamento de multa, Jakson informou que irá abrir uma ação de investigação da situação.

“Existe um prazo de 5 dias para que os donos assinem termo se comprometendo a não soltar mais os animais em vias públicas e pagam uma multa para a liberação dos animais, isso segundo o código de Vigilância vigente. O município, segundo a lei, não pode deixar de devolver os animais aos donos” esclareceu o veterinário.