
No roteiro, os alunos vão conhecer as Pedras da Emboscada, onde aconteceu o primeiro confronto armado entre a família Ferreira e Zé Saturnino (primeiro inimigo de Lampião), às Ruínas da antiga Casa Grande da Fazenda Pedreira, farão um passeio pela caatinga e, quando chegarem ao destino, vão conhecer a Casa de Dona Jacosa, avó materna de Lampião, onde ele nasceu.
Após a visita, começa então a “Aula Espetáculo Tá no Tempo do Forró”, com Assisão e Os Cabras de Lampião” na Latada do Xaxado, encerrando com um almoço da comedoria regional sertaneja.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
ASSISÃO E OS CABRAS DE LAMPIÃO – Assisão – cantor e compositor pernambucano, Mestre do Forró e Patrimônio Vivo de Pernambuco – e o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, principal guardião e maior divulgador do xaxado – estão juntos com a Aula Espetáculo TÁ NO TEMPO DO FORRÓ e vão realizar, no Terreiro da Casa de Lampião, no Sitio Passagem das Pedras – quatro edições da Aula Espetáculo no Sítio Passagem das Pedras – Onde Nasceu Lampião, para o público da comunidade escolar da Rede Estadual de Ensino, das 04 (quatro) cidades fronteiras com Serra Talhada, através de articulação e mobilização dos alunos, professores e demais servidores. É um espetáculo dinâmico e de cunho pedagógico.
ROTEIRO – As cidades e escolas contempladas pelo Projeto são as seguintes:
- Dia 26 de agosto – Floresta, Distrito Nazaré (Escola de Referência em Ensino Médio Teresinha de Souza Lira).
- Dia 27 de agosto – São José do Belmonte (ETE Pedro Leão Leal).
- Dia 28 de agosto – Triunfo (Escola de Referência em Ensino Médio Alfredo de Carvalho).
- Dia 29 de agosto – Santa Cruz da Baixa Verde (EREM Regina Pacis).
IMPORTÂNCIA – A “Aula Espetáculo Tá no Tempo do Forró” é uma ação de impacto social e cultural. Ela possibilitará a participação dos alunos, professores e funcionários das unidades de ensino desses locais, oportunizando entrar em contato com a riqueza da diversidade cultural pernambucana, no espaço que viu vir ao mundo o Rei do Cangaço.
TURISMO E PATRIMÔNIO – Além de colocar o espaço berço de nascimento de Lampião como pivô do turismo e da cultura, o projeto visa fortalecer e divulgar o Xaxado, Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, em seu território de origem, fortalecendo e divulgando o Xaxado, o Forró, Baião e o Xote, apresentando suas origens e influências para o público estudantil, envolvendo diretamente a comunidade escolar, estimulando a valorização de sua própria história, tendo como ponto de partida seus ritmos, musicalidade e folguedos. Pesa também a formação de plateias, prioritariamente oriundas de escolas públicas estaduais e da zona rural da região.
Produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião e Agência de Criação e Produção, com o incentivo da FUNDARPE / SECULT / Governo de Pernambuco / PNAB / Ministério da Cultura / Governo Federal.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)