"Tá no tempo do Forró" traz Assisão e Cabras de Lampião em aula espetáculo

No roteiro, os alunos vão conhecer as Pedras da Emboscada, onde aconteceu o primeiro confronto armado entre a família Ferreira e Zé Saturnino (primeiro inimigo de Lampião), às Ruínas da antiga Casa Grande da Fazenda Pedreira, farão um passeio pela caatinga e, quando chegarem ao destino, vão conhecer a Casa de Dona Jacosa, avó materna de Lampião, onde ele nasceu.

Após a visita, começa então a “Aula Espetáculo Tá no Tempo do Forró”, com Assisão e Os Cabras de Lampião” na Latada do Xaxado, encerrando com um almoço da comedoria regional sertaneja.

Continua depois da publicidade

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

ASSISÃO E OS CABRAS DE LAMPIÃO – Assisão – cantor e compositor pernambucano, Mestre do Forró e Patrimônio Vivo de Pernambuco – e o Grupo de Xaxado Cabras de Lampião, principal guardião e maior divulgador do xaxado – estão juntos com a Aula Espetáculo TÁ NO TEMPO DO FORRÓ e vão realizar, no Terreiro da Casa de Lampião, no Sitio Passagem das Pedras – quatro edições da Aula Espetáculo no Sítio Passagem das Pedras – Onde Nasceu Lampião, para o público da comunidade escolar da Rede Estadual de Ensino, das 04 (quatro) cidades fronteiras com Serra Talhada, através de articulação e mobilização dos alunos, professores e demais servidores. É um espetáculo dinâmico e de cunho pedagógico.

ROTEIRO – As cidades e escolas contempladas pelo Projeto são as seguintes:

  • Dia 26 de agosto – Floresta, Distrito Nazaré (Escola de Referência em Ensino Médio Teresinha de Souza Lira).
  • Dia 27 de agosto – São José do Belmonte (ETE Pedro Leão Leal).
  • Dia 28 de agosto – Triunfo (Escola de Referência em Ensino Médio Alfredo de Carvalho).
  • Dia 29 de agosto – Santa Cruz da Baixa Verde (EREM Regina Pacis).

IMPORTÂNCIA – A “Aula Espetáculo Tá no Tempo do Forró” é uma ação de impacto social e cultural. Ela possibilitará a participação dos alunos, professores e funcionários das unidades de ensino desses locais, oportunizando entrar em contato com a riqueza da diversidade cultural pernambucana, no espaço que viu vir ao mundo o Rei do Cangaço.

TURISMO E PATRIMÔNIO – Além de colocar o espaço berço de nascimento de Lampião como pivô do turismo e da cultura, o projeto visa fortalecer e divulgar o Xaxado, Patrimônio Cultural Imaterial de Pernambuco, em seu território de origem, fortalecendo e divulgando o Xaxado, o Forró, Baião e o Xote, apresentando suas origens e influências para o público estudantil, envolvendo diretamente a comunidade escolar, estimulando a valorização de sua própria história, tendo como ponto de partida seus ritmos, musicalidade e folguedos. Pesa também a formação de plateias, prioritariamente oriundas de escolas públicas estaduais e da zona rural da região.

Produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião e Agência de Criação e Produção, com o incentivo da FUNDARPE / SECULT / Governo de Pernambuco / PNAB / Ministério da Cultura / Governo Federal.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)