Terra e Marte estarão alinhados nesta quarta (15); entenda o fenômeno - Foto: Reprodução/Telescópio Hubble
Foto: Reprodução/Telescópio Hubble

Com informações da CNN Brasil

Nesta quarta-feira (15), a Terra e Marte estarão alinhados, proporcionando a melhor oportunidade do ano para observar o Planeta Vermelho no céu noturno até 2027. Este fenômeno, conhecido como oposição de Marte ao Sol, ocorre quando a Terra se posiciona entre o Sol e o planeta, formando uma linha reta, conforme explica o Observatório Nacional.

A oposição de Marte acontece a cada 26 meses, fazendo com que o planeta apareça maior e mais brilhante no céu noturno do que em qualquer outra época. Após este evento, a próxima oposição ocorrerá apenas em março de 2027.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

Enquanto a Terra leva 365 dias para completar uma órbita ao redor do Sol, Marte demora 687 dias terrestres para fazer o mesmo. Isso significa que a Terra completa duas órbitas no tempo que Marte leva para completar uma.

Como observar Marte em oposição

Marte começará a brilhar intensamente no céu noturno por volta das 20h desta quarta-feira. O planeta será visível próximo à linha do horizonte na direção nordeste e permanecerá visível a olho nu durante toda a noite na constelação de Gêmeos. Embora Marte possa ser observado sem equipamentos especiais durante todo o ano, um telescópio pode permitir que os observadores vejam detalhes da atmosfera do planeta.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Para aqueles interessados em acompanhar este fenômeno astronômico, diversos aplicativos de astronomia estão disponíveis para ajudar na localização e monitoramento de Marte no céu noturno.