Do G1
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cancelou nesta quinta-feira (17) a viagem da comitiva que o representaria no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, marcado para a próxima semana.
Há uma semana, o próprio republicano desmarcou a presença no encontro – o cancelamento desta quinta-feira se estende a uma delegação que representaria o governo norte-americano.
Na ocasião, ele culpou a oposição pelo imbróglio orçamentário que levou à paralisação do governo. Trump participou do evento em 2018.
O “shutdown”, como é conhecida a paralisação, também levou Trump a cancelar uma viagem prevista para hoje da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, a três países.
O cancelamento repercutiu na imprensa dos EUA como “represália” à decisão de Pelosi – adversária do republicano – de adiar o discurso do Estado da União que Trump faria no Congresso neste mês.
Pelosi e Trump estão em desacordo há mais de três semanas em razão da paralisação parcial do governo devido à falta de fundos, o que levou cerca de 800 mil funcionários federais a férias forçadas, ou trabalho sem remuneração, se as suas posições forem consideradas essenciais.
No centro do conflito fiscal entre o governo e a oposição está o muro que Trump quer construir na fronteira com o México, pelo qual exige mais de US$ 5 bilhões. Os democratas se opõem firmemente a esse projeto.