Fotos: Arquivo Pessoal
Fotos: Arquivo Pessoal

Nesta semana, a reportagem do Farol de Notícias conversou com a professora Lourinalda Silva, da UFRPE/UAST, em Serra Talhada, para conhecer mais sobre um estudo cientifico, que a docente desenvolve com estudantes da graduação e pós-graduação sobre o uso medicinal de Cannabis.

Com uma trajetória de importantes contribuições científicas, a docente desenvolve pesquisas sobre esta temática e já orientou monografias sobre Cannabis, no Curso de Licenciatura em Química, da UFRPE e contribuiu para importantes avanços no estado.

Em abril, a docente realizará uma palestra intitulada: Maconha x Cannabis: Um diálogo na discussão desde as pesquisas e legalização no Brasil e mediar uma mesa intitulada: A Importância das Políticas Públicas na Produção de Cannabis Sativa L.: O papel da Reforma Agrária e da Agricultura Familiar, durante o Congresso Sobre o Uso Terapêutico de Cannabis Sativa L. Prof. Dr. Elisaldo Luiz de Araújo Carlini, que acontecerá em São Paulo, nos dias 7 a 11 de abril.

Com esta participação, a UFRPE será a única universidade nordestina no evento e a pesquisadora acredita que este espaço trará uma rica contribuição para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas na região, como também deve impactar o cultivo e comercialização a nível nacional.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

“Quero colocar que a pesquisa de plantas medicinais e o uso racional delas tem que estar alinhada com a valorização dos saberes e práticas das populações rurais e vulneráveis e com as políticas públicas para que no caso da legalização e regulamentação da Maconha para uso medicinal possa acontecer porque teremos mais pesquisas e qualidade no atendimento a todas as pessoas que ainda não conseguem ter acesso ao medicamento que contem a planta. Nós somos a única universidade do Nordeste presente nesse evento e a nossa participação vai proporcionar uma discussão tanto no ponto de vista de avançarmos nas pesquisas como também desde o cultivo a comercialização a nível Nacional, Nordeste, Pernambuco e Sertão do Pajeú”, disse a professora Lourinalda Silva.

“Temos nossa pesquisa com semente crioulas adaptadas ao semiárido pernambucano, isso é de grande relevância para termo autonomia de produção de cultivo até a geração de empregos e rendas para vários setores no Sertão do Pajeú. Também com a contribuição técnica das universidades, institutos federias, IPA e outros setores que queiram somar. A oportunidade de caminhar junto com a agricultura familiar de base agroecológica no cultivo diversificado escoando a produção para diversos setores da indústria, associações e o próprio SUS na produção do medicamento que no nosso estado a distribuição já é gratuita, mas ainda estamos presos nos entraves do cultivo da maconha para fins medicinais”, complementou a pesquisadora.

A professora Lourinalda Silva é farmacêutica e doutora em Química com ênfase em Química de Produtos Naturais. É professora Titular da Unidade Acadêmica de Serra Talhada, da UFRPE.

Desenvolve pesquisa com Plantas Medicinas do Bioma Caatinga e da Mata Atlântica há mais de 30 anos na área de inovação e tecnologia de produção de fitofármacos e fitoterápicos com ênfase em Produtos Tradicionais Fitoterápicos. Ela também coordena o Laboratório de Química Aplicada à Fitoterápicos (LaQAF) há quase 12 anos.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

QUANDO INICIOU

A pesquisa com Cannabis spp iniciou em 2014 com a defesa da primeira monografia do curso de licenciatura em Química da UFRPE. Desde então, vários trabalhos orientados pela professora Lourinalda Silva ganharam destaque estadual e nacional.

Um deles foi o trabalho da discente Juliana Henrique de Lima, do curso de Bacharelado em Biologia da UAST/UFRPE, defendido em 2024 intitulado: Isolamento e Identificação Molecular dos Fungos Endofíticos das Sementes de Cannabis spp.

O trabalho foi premiado no I Congresso de Cannabis Medicinal e Cânhamo da OAB/PE, realizado em no dia 5 de abril de 2024 e também a pesquisa está em sigilo pelo processo de patente (Foto 03).

UAST se destaca com pesquisas sobre uso medicinal da maconha
Foto 01: Visita técnica a Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança – Abrace junto com o Coletivo Mães Independentes e o LaQAF em 2020.
UAST se destaca com pesquisas sobre uso medicinal da maconha
Foto 02: A equipe do LaQAF: Profa Lourinalda Silva e as estudantes do curso de Licenciatura em Química da UFRPE, Assíria Germano e Júlia Martins, na visita técnica a Associação Brasileira de Apoio Cannabis Esperança – Abrace junto com o Coletivo Mães Independentes e o em 2020.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

UAST se destaca com pesquisas sobre uso medicinal da maconha
Foto 3: A Profa Lourinalda Silva à esquerda e a discente Juliana Henrique do curso de bacharelado de Ciências Biológicas da UAST/UFRPE na premiação do I Congresso de Cannabis Medicinal e Cânhamo da OAB/PE em 2024.
UAST se destaca com pesquisas sobre uso medicinal da maconha
Foto 4: A discente Jayne Cordeiro do 9º ano do curso de bacharelado de Ciências Biológicas da UAST/UFRPE desenvolvendo suas pesquisas com bioensaio in vitro no Laboratório de Microbiologia, 2025.
UAST se destaca com pesquisas sobre uso medicinal da maconha
Foto 5: O discente Alisson Sousa do 9º ano do curso de bacharelado de Ciências Biológicas da UAST/UFRPE, desenvolvendo suas pesquisas com o bioensaio de toxicidade in vivo no Laboratório de Morfologia, 2025

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol  pelo Instagram (clique aqui)