
Com informações do Diário de Pernambuco
Em um comunicado divulgado pelo governo dos Estados Unidos, o secretário de Estado Marco Rubio anunciou que a Ucrânia aceitou a proposta de “negociações imediatas” com a Rússia, incluindo um cessar-fogo provisório de 30 dias, que pode ser prorrogado mediante acordo mútuo. A iniciativa, no entanto, está condicionada à aceitação e implementação por parte da Federação Russa.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
O acordo foi firmado durante as negociações entre os EUA e a Ucrânia, realizadas na Arábia Saudita. Rubio classificou o diálogo com as autoridades ucranianas como um “passo positivo” e afirmou que levará a proposta aos russos, ressaltando que a efetividade do cessar-fogo depende da reciprocidade de Moscou. “Os Estados Unidos comunicarão à Rússia que a reciprocidade russa é a chave para alcançar a paz”, destacou o secretário de Estado.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, expressou apoio à proposta e pediu que os EUA convençam a Rússia a aderir ao cessar-fogo. “A Ucrânia encara a trégua proposta de forma positiva”, declarou Zelensky, reforçando a disposição do país em buscar uma solução diplomática para o conflito.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Andrii Yermak, chefe de gabinete do presidente ucraniano, avaliou que o acordo será um teste para as intenções da Rússia. “Este cessar-fogo vai mostrar se a Rússia quer paz ou não”, afirmou Yermak. Ele também revelou que foram discutidas com os EUA diversas opções de garantias de segurança para a Ucrânia. “Uma vez mais, demonstramos que queremos paz”, acrescentou.