
Com informações da CNN Brasil
Nesta terça-feira (11), a Ucrânia realizou o maior ataque de drones já registrado contra a capital russa, Moscou, resultando em pelo menos duas mortes, incêndios, fechamento de aeroportos e o desvio de dezenas de voos, segundo autoridades russas. O ataque ocorreu enquanto forças ucranianas recuavam na região de Kursk, no oeste da Rússia, e no momento em que uma equipe de autoridades ucranianas se preparava para discutir possíveis negociações de paz com representantes dos EUA na Arábia Saudita.
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)
De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, 337 drones ucranianos foram abatidos sobre o território russo, incluindo 91 que tinham como alvo a região de Moscou e 126 sobre a região de Kursk. O prefeito de Moscou, Sergei Sobyanin, afirmou que as defesas aéreas conseguiram repelir o ataque, descrito como “o mais massivo de veículos aéreos não tripulados (VANTs) inimigos” contra a capital. A região metropolitana de Moscou, uma das maiores da Europa, abriga mais de 21 milhões de pessoas.
O governador da região de Moscou, Andrei Vorobyov, relatou que pelo menos uma pessoa morreu e três ficaram feridas. Ele compartilhou imagens de um apartamento destruído, com janelas quebradas, e informou que moradores de um prédio no distrito de Ramenskoye, a cerca de 50 quilômetros do Kremlin, foram evacuados. Apesar dos ataques, não houve sinais de pânico na cidade, e os moradores seguiram com suas rotinas normalmente.
Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)
Os ataques também impactaram o transporte aéreo. Todos os quatro aeroportos de Moscou tiveram voos suspensos temporariamente para garantir a segurança, segundo o órgão de fiscalização da aviação russa. Aeroportos nas regiões de Yaroslavl e Nizhny Novgorod, a leste da capital, também foram fechados. O Aeroporto Sheremetyevo, um dos principais de Moscou, retomou as operações após a suspensão, conforme informou a Agência de Transporte Aéreo Federal (Rosaviatsia).