Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco
Paullo Allmeida/Folha de Pernambuco

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abriu 775 vagas em cursos de pós-graduação Lato Sensu, em nível de especialização.

As oportunidades são na modalidade de Educação a Distância, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2025, e estão distribuídas nos seguintes cursos:

– Ensino de Libras (150);
– Educação Escolar Quilombola (150);
– Direito, Gestão e Governança Pública (175);
– Gestão Escolar (150);
– Ensino de Ciências – “Ciência é 10!” (150).

O edital, lançado em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), oferta vagas para os polos de apoio presencial das cidades a seguir:

Recife, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Carpina, Limoeiro, Pesqueira, Cedro, Petrolina, Lagoa Grande, Salgueiro, Sertânia, Triunfo, Arcoverde, Ouricuri, Santa Cruz do Capibaribe, Vitória de Santo Antão, Floresta e Santa Filomena.

Inscrições

As inscrições já estão abertas e devem ser feitas até as 23h do dia 12 de março, no site do Sigaa. Os cursos têm previsão de atividades presenciais, de acordo com a necessidade e planejamento letivo.

Quem pode concorrer

Algumas especializações, a exemplo de “Ensino em Libras”, são para portadores de diploma em áreas específicas, já outras, para pessoas com graduação em qualquer área do conhecimento.

Para concorrer a umas das vagas, o candidato deverá atender se enquadrar em um dos grupos abaixo:

– Professor da educação básica da rede pública de ensino municipal e/ou estadual em efetivo exercício;

– Gestores e demais profissionais da educação da rede pública municipal ou estadual;

– Agentes públicos – candidatos na área de gestão pública;

– Ampla concorrência – demais públicos.

As vagas não ocupadas pelo Grupo 1 serão distribuídas para o Grupo 2. Em caso de vagas remanescentes, após distribuição do Grupo 2, serão convocados os demais grupos, sendo priorizado o Grupo 4, desde que assegurado 50% do total das vagas com professores e demais profissionais da educação básica.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 26 de março. O início das aulas do ano letivo 2025.1 ocorrerá conforme calendário a ser divulgado.