Um dos vulcões mais ativos do mundo volta a entrar em erupção - Foto: HANDOUT / US Geological Survey / AFP
Um dos vulcões mais ativos do mundo volta a entrar em erupção – Foto: HANDOUT / US Geological Survey / AFP

Com informações do Correio Braziliense

O Kilauea, um dos vulcões mais ativos do planeta, voltou a entrar em erupção nesta segunda-feira, 23, lançando colunas de lava que alcançaram até 80 metros de altura. Autoridades locais divulgaram imagens que mostraram fissuras na cratera do vulcão, de onde jatos de lava incandescente eram expelidos.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

A erupção teve início às 2h20, horário local (9h20 em Brasília), na parte sudeste da cratera, e se estabilizou por volta das 6h30 (13h30 de Brasília), conforme informações do Observatório de Vulcões do Havaí. Durante a madrugada, por volta das 4h30, foram registradas explosões de lava com alturas impressionantes.

A área afetada pela erupção está localizada dentro do Parque Nacional de Vulcões do Havaí, que permanece fechado ao público desde 2007 devido a riscos como instabilidade nas paredes da cratera, rachaduras no solo e quedas de rochas.

Nas primeiras horas da manhã, a principal preocupação era a possibilidade de que gases vulcânicos e partículas finas, levadas pelos ventos, atingissem áreas residenciais. O observatório alertou que a liberação contínua de dióxido de enxofre durante a erupção pode gerar uma neblina conhecida como “vog” (névoa tóxica vulcânica), que se forma a sotavento do Kilauea.

Essa neblina pode agravar os sintomas em pessoas com condições respiratórias, como asma, ou problemas cardiovasculares.

O Kilauea está em atividade eruptiva contínua desde 1983, com sua erupção mais intensa recente ocorrendo em setembro deste ano, além de erupções significativas em junho. Este vulcão é um dos seis ativos do arquipélago havaiano, que inclui também o Mauna Loa, o maior vulcão do mundo.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Embora seja menor que o Mauna Loa, o Kilauea é muito mais ativo e frequentemente atrai turistas que realizam sobrevoos de helicóptero para admirar os espetáculos de lava na Ilha Grande do Havaí.