Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Serra Talhada, técnicos do Ministério da Saúde (MS) visitaram o município nesta quinta-feira (13) para vistoriar e aprovar o terreno onde deverá ser construída a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA 24h) da Capital do Xaxado. A Prefeitura indicou o Ipsep para receber o equipamento, que será erguido ao lado da nova creche do bairro.

“A escolha do bairro do IPSEP obedece a estudos estratégicos, para proporcionar um alcance de atendimento a um maior número de habitantes. O Ministério ficou satisfeito e aprovou nossa escolha do terreno”, declarou o secretário de Saúde, Luiz Aureliano.

A novela em torno da chegada da UPA 24h começou em maio do ano passado, quando a ex-secretária de Saúde, Socorro Brito, preparou o projeto e o termo de adesão junto ao Ministério da Saúde. Dias depois, o Governo Federal divulgou uma lista de cidades que seriam contempladas com o benefício. Na época, Serra Talhada acabou ficando de fora.

EX-SECRETÁRIA DE SAÚDE SOCORRO BRITO FOI AUTORA DO PROJETO DA UPA 24H E RESPONSÁVEL POR FIRMAR O TERMO DE ADESÃO JUNTO AO GOVERNO FEDERAL
EX-SECRETÁRIA SOCORRO BRITO FOI AUTORA DO PROJETO DA UPA 24H E FIRMOU TERMO DE ADESÃO JUNTO AO GOVERNO FEDERAL

O mal estar acabou gerando comentários de uma possível ingerência política para travar a chegada da obra no município. Na época, a Câmara de Vereadores colocou frente a frente a ex-secretária Socorro Brito e o coordenador da XI Gerência Regional de Saúde, Clóvis Carvalho, para saber aonde estava o problema.

Por fim, o senador Humberto Costa interferiu e conseguiu, junto ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, garantir o investimento.

SAIBA MAIS

A UPA 24 horas que será construída no bairro Ipsep está orçada em R$ 2,2 milhões. O Governo Federal  liberou R$ 220 mil. A assessoria de imprensa da Prefeitura garante que o dinheiro já está na conta do governo. Após a visita dos técnicos, o próximo passo será a licitação da obra.